fachada-reitoria-uem

Notas também foram divulgadas, ontem, e colocam a Universidade Estadual de Maringá como uma das três principais instituições públicas do Paraná

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a sexta melhor instituição de ensino superior pública estadual do Brasil no ranking nacional das 36 universidades avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC), para compor o Índice Geral de Cursos (IGC).

Na avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC, o IGCé calculado por instituição e considera a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Cursos) dos cursos avaliados da instituição, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas, além da média dos conceitos da avaliação trienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.

Para instituições sem programas de pós-graduação stricto sensu avaliados pela Capes, o IGC é a média ponderada dos CPCs de seus cursos de graduação. Informações repassadas para a UEM, pela Comissão Especial de Avaliação (CEA), da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), dão conta que das 10 primeiras universidades estaduais públicas avaliadas no Brasil, 4 são do Paraná. Além da UEM, aparecem na lista as universidades estaduais de Londrina (quarta colocada), do Oeste do Paraná/Unioeste (sétima) e do Centro-Oeste/Unicentro (oitava).

Além disso, a UEM é a terceira universidade pública do Paraná melhor avaliada no Índice Geral de Cursos. À frente dela estão a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL), pela ordem.