Cerca de 250 pessoas participam, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), do II Congresso Internacional de Enfermagem à Família, aberto, ontem (30), simultaneamente ao IV Congresso Nacional de Enfermagem à Família da UEM e ao XVI Encontro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Família e Saúde (Leifams).

Beatriz Toso, Sonia Marcon (coordenadora), Nelson Nardo Junior e Patricia Modeneze (secretaria de Saúde de Maringá)Coordenadora do evento, a professora Sonia Marcon, do Departamento de Enfermagem (DEN), destacou a importância do Congresso e do trabalho sobre a assistência às famílias, e fez menção às professoras Ingrid Elsen, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Maria Angélica Pagliarini Waidman, do DEN. As duas serão homenageadas durante o evento.
Elsen foi quem deu início ao trabalho de pesquisa sobre a enfermagem ligada à família. Maria Angélica, falecida, também trabalhava com família no curso de Enfermagem da UEM.
Maria Emilia Miguel, professora do Departamento de Enfermagem da UEMDiversas outras autoridades prestigiaram a cerimônia de abertura, no auditório do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), entre elas o diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde, Nelson Nardo Junior; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediátricos, Beatriz Toso; a diretora de Enfermagem do Hospital Universitário, Marli Balan (representando o superintendente do HU, Maurício Chaves Junior); a chefe do Departamento de Enfermagem da UEM, Cremilda Radovanovic; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM, Ligia Carreira; e a enfermeira Patrícia Modeneze, representando o secretário de Saúde de Maringá, Enio Molina.
Marcelle Paiano, professora do Departamento de Enfermagem da UEM

Após a abertura, a professora Maria Emília Miguel, do DEN, coordenou uma mesa redonda, com a participação da enfemeira Ana Lúcia Ferrer, do HU; da professora Marcelle Paiano (DEN); e da professora Rosane Gonçalves Nitschke (UFSC).
Ana Lúcia Ferrer, enfermeira do HU da UEM

O Congresso reúne pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior, visa celebrar também os 20 anos do Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio às Famílias (NEPAAF), e tem como tema central "Avanços, Contribuições e Perspectivas no ensino, na pesquisa e na assistência às Famílias".
Rosane Nitschke, professora da Universidade Federal de Santa Catarina

As atividades ocorrem em diversos blocos do câmpus-sede e no anfiteatro do Nupélia, incluindo a apresentação de trabalhos, minicursos, mesas-redondas, rodas de conversa e conferências.
mesa de inscrição dos trabalhos, no PDE

A programação completa do Congresso pode ser vista neste endereço ou na página do facebook. Outras informações também pelos telefones (44) 3011-5156, 3011-4494 e 3011-4318.