A Rádio UEM FM, da Universidade Estadual de Maringá, completa neste domingo (4), 20 anos de fundação. Em 4 de dezembro de 1996, às 20 horas, após um ano da liberação da concessão, “Chega de Saudade”, o tema clássico da bossa nova de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, foi ouvido na solenidade de inauguração da emissora, que, na época, passou a operar em caráter experimental, das 8 às 18 horas.

No início, um pequeno transmissor de 250 Watts e antena de transmissão com quatro elementos, cedidos, em regime de comodato, respectivamente pela Rádio Educativa do Paraná e pela Rádio Universidade Estadual de Londrina, levavam para a comunidade universitária e local os programas produzidos no estúdio da Rádio.

Com novos e mais modernos equipamentos, atualmente a emissora opera 24 horas ininterruptamente, procurando garantir uma programação rica e variada. Peças musicais populares brasileiras de várias épocas, gêneros e estilos dão o tom aos programas que, somados às notícias da UEM e região, compõem a UEM-FM.