A Universidade Estadual de Maringá (UEM) venceu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio Sinduscon Academias, durante premiação realizada, na última sexta-feira, em Maringá. A categoria foi vencida por uma equipe do curso de Engenharia Civil, que desenvolveu o trabalho intitulado "Concreto Sustentável Utilizando Resíduos".

A equipe foi formada pelos alunos João Pedro Lopes e Thainá Rudnik, tendo como orientador o professor Carlos Humberto Martins, do Departamento de Engenharia Civil (DEC). Eles receberam a premiação das mãos do reitor Mauro Baesso, que, ao lado de outras autoridades de Maringá e região, prestigiaram a solenidade, ocorrida no Excellence Eventos. O evento reuniu mais de 1 mil pessoas, entre lideranças políticas e empresariais de mais de 15 Estados.

A ideia de criar a categoria "Academias" foi contemplar os autores (alunos e professores) do melhor trabalho das instituições de ensino superior, desenvolvido nos últimos 12 meses, de acordo com a realidade local, que seja aplicável na construção civil e contemple os quesitos econômico, financeiro, social, de meio ambiente e sustentabilidade.
O Prêmio Sinduscon é realizado pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná) e pelo Seconci (Serviço Social da Indústria da Construção Civil do Noroeste do Paraná), em parceria com Sebrae e Senai e apoio do CREA-PR e CBIC.