Teve início, nesta quarta-feira (23), no hotel Deville, o 4º Simpósio sobre Equações Diferenciais Parciais (EDP), organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O reitor Mauro Baesso prestigiou a abertura do evento, destacando a importância do Simpósio. Além dele, diversas autoridades compareceram à cerimônia, entre elas o diretor do Centro de Ciências Exatas (CCE), da UEM, Cláudio Celestino de Oliveira.
Mauro Baesso, reitor da UEMApós a solenidade, o professor Lionel Rosier, da École des Mines, de Paris, na França, fez palestra abordando o tema "Homogeneidade aplicada à controlabilidade de um sistema de equações parabólicas".
O Simpósio prossegue até sexta-feira (25), com uma ampla programação, reunindo desde conferências até apresentações de trabalhos científicos, com a participação de profissionais do Brasil, dos Estados Unidos, França, Chile e Arábia Saudita e de pesquisadores de várias universidades brasileiras, como as estaduais USP e Unesp (além da UEM), e as federais UFSC (Santa Catarina), UFABC (ABC) e UFG (Goiás), entre outras.
Lionel Rosier, da École des Mines, de ParisVale dizer que as equações diferenciais parciais surgem naturalmente em problemas de física matemática, física e engenharia. O estudo das EDPs é uma das áreas com mais intensa pesquisa em matemática, despertando interesse também em contextos de matemática pura.
Além de promover o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do Departamento de Matemática na área de EDP (Equações Diferenciais Parciais), o Simpósio tem como objetivo comemorar os 60 anos do professor Marcelo Moreira Cavalcanti.
Cavalcanti é professor associado do Departamento de Matemática (DMA), da UEM desde 1989, e seu campo de pesquisa é a Análise Matemática. Tem conduzido principalmente sua pesquisa sobre o estudo de Equações Diferenciais Parciais, particularmente investigando o controle ea estabilização de sistemas distribuídos. Em 2010, o professor entrou no top 1% no campo de Matemática, de acordo com a análise de Essential Science Indicators da Thomson Reuters.
Desde 1995, o DMA tem promovido encontros científicos sobre Equações Diferenciais Parciais para divulgar o intercâmbio científico entre matemáticos da comunidade científica regional e internacional.
Durante o Simpósio, a ideia é criar um ambiente capaz de proporcionar intercâmbios frutíferos e promissores e discussões entre os participantes sobre os problemas intrigantes e desafiantes em equações diferenciais parciais.
Além da UEM, o evento, sob a coordenação da professoran Valéria Neves Domingos Cavalcanti, do DMA, é realizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fundação Araucária e Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Outras informações podem ser obtidas pelo site ou telefones (44) 3011-4933 e 3011-4504.