A Universidade Estadual de Maringá aderiu ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele. Como parte da campanha, intitulada Dia C, neste sábado, dia 26 de novembro, serão realizadas cem avaliações em sistema de triagem em pacientes que estão aguardando em fila de espera das Unidades Básicas de Saúde. São pacientes com diagnóstico prévio e suspeita de câncer de pele.

O evento será realizado das 9 h às 15 h, no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário.  Os interessados deverão chegar até às 8h para a distribuição das cem senhas para atendimento. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele.

A ação é uma iniciativa dos professores e alunos da disciplina de Dermatologia do curso de Medicina da UEM, dentro da ação promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB).

Há 17 anos a campanha é realizada em todo o Brasil e, nesta edição, cerca de três mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização.

O Dia C é um dia de voluntariado cujo objetivo é mostrar que a identificação precoce do câncer na pele pode evitar danos ou mutilações mais profundas.