A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai sediar, a partir da próxima segunda-feira (21), o 2º Paraná Agroecológico, um evento envolvendo vários setores técnicos ligados à agroecologia e diferentes públicos, entre os quais agricultores familiares, estudantes, professores, extensionistas rurais, profissionais do setor e consumidores.

O evento terá palestras, debates, workshops, painéis, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e visitas técnicas, além de uma homenagem para Ana Primavesi, de 96 anos, uma engenheira agrônoma brasileira, nascida na Áustria, responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, em especial o manejo ecológico do solo.

A solenidade de abertura ocorrerá na segunda-feira, às 19h30, no Bloco C-34, local do encontro, mas as atividades serão iniciadas à tarde. O evento prosseguirá até o dia 26 de novembro (sábado), tendo, como palestrantes, profissionais de várias empresas ligadas ao setor, além de professores de diversas universidades brasileiras.
As discussões serão baseadas em cinco eixos: pesquisa agroecológica, organização dos agricultores e consumidores, ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) - formação e capacitação, comercialização e mercado, e legislação.

Professor José Ozinaldo Alves de Sena, coordenador do evento, em entrevista na Rádio UEM FM

O evento tem a coordenação do professor José Ozinaldo Alves de Sena, do Departamento de Agronomia da UEM. É organizado pela UEM, por meio do Mestrado Profissional em Agroecologia, Centro Vocacional Tecnológico/PR, governo do Paraná, e Núcleos de Estudos em Agroecologia do Paraná (NEAs).

A promoção é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e da Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia (Repagro), com apoio das Associações e Cooperativas de Agricultores e Familiares em Base Ecológica, Movimentos Sociais do Campo do Paraná e Comunidades Tradicionais do Paraná.

Outras informações sobre o 2º Paraná Agroecológico podem ser obtidas pelo site; e-mail "paranaagroecologico2016@gmail.com" e telefones (44) 3011-4282 e (44) 99924-2451.

Agroecologia

A Agroecologia tem importante contribuição a dar a agricultores, consumidores e ao meio ambiente ao promover sistemas de produção agropecuários alicerçados em princípios e conceitos ecológicos, com visão sistêmica e interdisciplinar, levando em conta também aspectos socioeconômicos e de desenvolvimento rural.
Produtos obtidos dentro dos princípios agroecológicos têm hoje crescente demanda, alcançando preços melhores tanto para quem produz quanto para quem consome, e representam boa opção de renda especialmente para a agricultura familiar.

Inspirados na natureza, seus processos tecnológicos combinam produção agropecuária e conservação ambiental. Sua contribuição na segurança alimentar, proporcionada pela qualidade nutricional dos alimentos produzidos e pela não utilização dos agroquímicos, somada aos benefícios à saúde dos produtores e consumidores, dão à agroecologia papel de destaque na promoção da qualidade de vida da população rural e urbana.

O reconhecimento da importância da Agroecologia no Paraná por parte dos setores público e privado, das organizações não governamentais, e os avanços verificados nas áreas de produção, assistência técnica e extensão rural, pesquisa, educação, capacitação, processamento, certificação e consumo, são elementos suficientes que apontam, ainda assim, para a necessidade do reaparelhamento destes setores na perspectiva de maior efetividade de atendimento às carências observadas nestas áreas ao longo dos últimos anos.

Ao reunir diversos atores do campo agroecológico do Estado, o 2º Paraná Agroecológico resgata o momento oportuno de discussão e compartilhamento de experiências e conhecimentos de temas relevantes à área, buscando alinhar e fortalecer objetivos comuns por meio de ações concretas na direção do desenvolvimento rural sustentável.

A primeira edição do evento foi realizada em Curitiba, de 27 de maio a 10 de junho de 2014. É um evento bienal e alterna-se aos Congressos Brasileiros de Agroecologia (CBAs).