Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que começou na última segunda-feira e prossegue até domingo (7), em mais de 170 países, o Banco de Leite Humano do Hospital da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está distribuindo uma cartilha sobre o assunto.

Toda ilustrada e colorida, a cartilha trabalha com temas como a importância do aleitamento materno, o preparo da mamas durante o pré-natal, a amamentação na sala de parto, amamentação no alojamento conjunto, a prática da amamentação, mitos e tabus na prática da amamentação, volta ao trabalho e amamentação, a lei protege a mãe que amamenta, o Banco de Leite Humano, e "Como doar?". Clique aqui para acessar e baixar a publicação.
O conteúdo tem a participação de vários profissionais do HU, especialmente do Banco de Leite Humano. A direção de arte e montagem da cartilha é da equipe da Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), da Assessoria de Comunicação Social da UEM. As ilustrações são de George Adorno e a pintura digital é de Carolina Cintra, ex-acadêmicos do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.
O Banco apoia, promove e protege a amamentação. Entre outras atividades, o setor atende as amas-de-leite com dificuldades no aleitamento materno, faz coleta de leite doado em Maringá e região metropolitana, pasteuriza e distribui o leite pasteurizado, e promove o treinamento e capacitações na área do aleitamento materno.
O agendamento para atendimento clinico é feito por programação prévia pelos telefones (44) 3011-9174/3011-9447), de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas. As dúvidas sobre o aleitamento materno e doação de leite também são atendidas e esclarecidas por telefone.
O BLH de Maringá está implantado no hospital universitário e conta com equipe especializada e capacitada para este atendimento. "Amamentação: uma chave para o desenvolvimento sustentável" este é o tema da semana deste ano. O Banco de Leite Humano do HU apoia esta nova postura, pensando no futuro de um mundo melhor.
Promovida anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Semana Mundial do Aleitamento Materno tem como objetivo estimular a amamentação, melhor fonte de nutrição infantil, e melhorar a saúde de crianças em todo o mundo.