Estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conquistaram 12 troféus durante a disputa dos 56º Jogos Universitários do Paraná (Jups 2016), realizados de 22 a 28 de julho em Ponta Grossa, PR.

A delegação composta por 120 acadêmicos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação da UEM conquistou o 1º lugar no judô masculino; 2º lugar no badminton masculino, basquete 3x3 feminino, natação masculino, tênis feminino, tênis masculino e voleibol masculino, e ainda, 3º lugar no basquete feminino, basquete 3x3 masculino, natação feminino, tênis de mesa masculino e vôlei de praia masculino.
A UEM encerrou a participação em terceiro lugar geral, dentre as 16 instituições de ensino superior (IES) que participaram do evento. A expectativa agora é sobre a convocação de atletas que irão representar o Paraná nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2016) que serão realizados de 2 a 13 de novembro em Cuiabá.
Os Jups são disputados por acadêmicos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná, sob gestão da Federação Paranaense de Desporto Universitário (FPDU).
Já os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME). Ambos os Jogos têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as IES públicas e privadas do território nacional e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos JUBs participam ainda dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).
 Na UEM, o esporte universitário está sob gestão da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), que oferece suporte para o treinamento em algumas modalidades esportivas e organiza as equipes que anualmente participam destas competições.