Sérgio Moro palestra na abertura do evento

Professores e acadêmicos de Direito da Universidade Estadual de Maringá comemoram o jubileu de ouro do curso, marcado por um evento aberto nesta quarta-feira (11) à noite, no Moinho Vermelho Buffet.  Com a presença de diversas autoridades acadêmicas e políticas de Maringá e região, o evento ganhou destaque também pela presença de um ilustre ex-aluno do curso, o juiz federal Sérgio Moro, que foi um dos palestrantes da noite. O outro foi Wanderlei de Paula Barreto, advogado e ex-professor da UEM.

Wanderlei de Paula Barreto, advogado e ex-professor da UEM, também palestrou ontem

Justiça, ética e combate à corrupção permearam os discursos de abertura do evento. Por outro lado, a professora Gisele Mendes de Carvalho, integrante da comissão organizadora do Simpósio, destacou, em entrevista, os 50 anos de criação do curso que é o grande motivador do evento. Ela lembra que o curso é anterior à história da própria UEM. Explica-se: em 1966 foi criada a Faculdade Estadual de Direito, que quatro anos depois seria incorporada à UEM, junto com outras faculdades.

A professora também destaca o desempenho acadêmico do curso que inclusive conquistou os cinco títulos concedidos pela OAB nos últimos vinte anos. O selo é outorgado pela Ordem dos Advogados do Brasil exclusivamente aos cursos de Direito com altos índices de aprovação no Exame de Ordem, prestado por acadêmicos do 5º ano e bacharéis em Direito de todo o País. Segundo, a professora, a UEM tem alcançado 100% de aprovação dos acadêmicos nos exames da Ordem.

Gisele Mendes também fala da qualificação do corpo docente. O curso conta com um total de 57 docentes, entre efetivos e temporários, todos eles mestres, doutores e pós-doutores, estando a maioria em regime de tempo integral na Universidade. Sobre desafios futuros, ela diz que a principal meta é resgatar o curso de mestrado. “Há vários esforços nesse sentido, como a qualificação dos professores e o investimento nos projetos de pesquisa que hoje são desenvolvidos no departamento”, cita ela. Gisele também destaca o apoio dado pela Reitoria da UEM para a abertura do mestrado.

O reitor, Mauro Baesso, e o vice-reitor, Julio Damasceno, participaram da solenidade

O Simpósio foi aberto ontem e segue nesta quinta-feira, também no Moinho Vermelho, com a programação a partir das 19h30. Os palestrantes da noite serão o desembargador Miguel Kfouri Neto, que já foi presidente do Tribunal de Justiça do Paraná e ainda ex-professor da UEM; e o juiz de direito e ex-professor da UEM, Clayton Reis.

Na sexta-feira, dia 13 de maio, último dia do Simpósio, estão confirmadas as presenças do ex-promotor e ex-professor da UEM, Luiz Regis do Prado, do ex-professor da UEM e da UFPR, Eduardo de Oliveira Leite, do ex-professor e ex-reitor da UEM, Paulo Roberto Pereira de Souza, que também foi secretário da Seti. As palestras iniciam às 19 horas, no Moinho Vermelho. Para outras informações sobre o evento acesse o link.