A Prefeitura do Câmpus da UEM vem trabalhando em conjunto com o Parque Ecológico, para revitalizar o câmpus sede.  Nesse sentido estão sendo empreendidas forças tarefas de limpeza geral, roçadas e também descarte correto de entulhos. 

Além de deixar o local mais agradável e seguro, as medidas também ajudam no combate ao aedes aegypti. E, nessa tarefa, a Secretaria de Saúde de Maringá tem contribuído e atuado em parceria com a UEM. A coordenadora do Parque, professora Lucimar Pontara, diz que os técnicos da Secretaria vêm ajudando a identificar riscos de focos, que logo são comunicados. A limpeza fica por conta dos servidores do Parque e da Diretoria de Serviços e Manutenção.

“Os trabalhos de limpeza foram intensificados nos últimos meses”, garante Pontara, destacando que outras medidas também foram tomadas para evitar focos do mosquito causador da dengue e de outras doenças. As ações englobam medidas para o escoamento da água que costuma se acumular nas obras paradas, a remoção dos veículos que vão para leilão, deixando-os em local coberto, e o cuidado de remoção de entulhos para que não haja acúmulo de lixo.

Lucimar Pontara: estamos fazendo a nossa parte

A coordenadora do Parque explica que a administração da UEM está procurando fazer a parte dela, mas que essa é uma tarefa que depende da co-participação de toda a comunidade universitária. “Se todos fizerem a sua parte, descartando corretamente o lixo e evitando acúmulo de água”, todos ganham.