Com a participação de diversas lideranças, nas diferentes áreas do conhecimento, foi aberto, nesta quinta-feira, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), o debate sobre as crises econômica e política do Brasil, que inclui, ainda, a discussão em torno da crise pela qual passa a universidade pública do País.

O evento é promovido pelo Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp) e está sendo realizado no bloco C-67. Ele prossegue à tarde, a partir das 13h30, com a participação de representantes de várias entidades e de partidos políticos. O debate deve ser encerrado por volta das 17h30.
Pela manhã, participaram das discussões representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá e Região (Sinteemar), da Associação dos Docentes da UEM (Aduem), e da Reitoria.

À tarde, os debatedores serão representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de partidos políticos de Maringá. A coordenação dos trabalhos é do professor Sérgio Inácio Gomes, diretor do Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociais e Políticos (Ipegesp). Docente temporário do curso de engenharia elétrica da UEM (Departamento de Engenharia Química), Gomes é também diretor do Sindicato dos Engenheiros (Senge) em Maringá.

Aberto a todos os interessados, o evento tem por objetivo levar das ruas para o ambiente universitário o debate sobre as crises política e econômica no Brasil, criando um fórum suprapartidário que possa fazer a interlocução com a sociedade a respeito destes assuntos. O Ipegesp é presidido por Manuel Jose Espech Almeida (Manolo).