A Universidade Estadual de Maringá repudia qualquer tipo de violência na recepção aos novos alunos. Trotes desta natureza que violem a liberdade individual, submetam a qualquer constrangimento ou humilhação, por meio de  palavras, gestos e agressões, inibindo a liberdade de ir e vir, que gerem perturbação da ordem e/ou causem danos físicos e morais ao recém-ingresso, bem como danos aos bens e/ou depredação do patrimônio da UEM e de terceiros, são veementemente combatidos, estando os infringentes sujeitos às penalidades. Haja vista que na esfera civil qualquer ato que viole a dignidade da pessoa humana, o seu autor é passivo de responder por perdas e danos morais e patrimoniais. Na esfera administrativa o Regimento Interno da Instituição de Ensino Superior prevê regras disciplinares que se prestam a punir atos dos discentes incompatíveis com o ordenamento jurídico e ético da Instituição.

Para inibir tais práticas, a Pró-Reitoria de Ensino, em parceria com diversos setores da UEM e atores sociais, têm realizado a Semana de Integração: Calourada 2016. Enquanto Instituição pública, gratuita e de qualidade, a UEM é uma Universidade que promove e incentiva a educação inclusiva e socializadora, tendo como valor inegociável a dignidade da pessoa humana. Ano a ano, têm envidado esforços a fim de serem criadas e fortalecidas práticas solidárias e éticas entre alunos ingressantes e veteranos com ofertas de atividades culturais, educativas e informativas, conforme pode ser conferido no site: www.uem.br/calourada.

Diante disso, qualquer denúncia de violência, coerção e constrangimento devem ser imediatamente comunicados e encaminhados à Pró-Reitoria de Ensino e/ou ao coordenador de curso,  que adotará as providências cabíveis.

Comunicamos ainda que a UEM, na Semana de Integração: Calourada 2016, dispõe de uma equipe especializada de professores e agentes universitários que estão orientando a comunidade para eventuais dúvidas, esclarecimentos ou denúncias.