As provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aplicadas, ontem (17), ocorreram num clima de tranquilidade. Na avaliação da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), responsável pelo concurso, não houve registro de incidentes graves.

O Ambulatório da UEM atendeu a 9 pessoas, a maioria com sintomas de asia, náusea e hipotensão (pressão arterial baixa). Nenhuma delas precisou ser conduzida ao hospital.
O índice de ausência foi de 10,2%, maior que o registrado no exame anterior, quando 6,4% dos inscritos faltaram ao concurso.
Para a presidente da CVU, Raquel Marçal Natali, o índice de ausência, apesar de ter aumentado em relação ao PAS anterior, pode ser considerado dentro da normalidade. Segundo ela, provavelmente o que contribuiu para isso foram desde as condições de algumas estradas, devido às chuvas da semana passada, até o contágio da dengue em estudantes inscritos no exame.
Apesar da preocupação, não houve problema de abastecimento de água durante as provas. Por precaução, foi providenciada a instalação de banheiros químicos.
Conforme Raquel, o gabarito provisório das provas do PAS será divulgado amanhã, 19, a partir das 15 horas, de acordo com que está registrado no Manual do Candidato, à página 26.
Candidata tomou precaução para não ficar sem canetas nas provas

O pedido de reconsideração desse gabarito provisório deverá ser feito até às 15 horas da próxima quarta-feira (20), mediante o preenchimento de formulário disponível no site www.vestibular.uem.br  e protocolizado no Protocolo Geral da UEM (bloco A-01, câmpus universitário), devidamente justificado.
Cada formulário deverá se referir a apenas uma questão. Formulários contendo mais de uma questão não serão aceitos e nem analisados.
Ainda de acordo com a programação de datas feita pela CVU, a imagem digitalizada e a nota da Redação (etapa 3) serão divulgadas no dia 25 de fevereiro, a partir das 14 horas. A divulgação dos resultados da etapa 3 ocorrerá a partir do dia 7 de março, às 10 horas.

Provas ocorreram em clima de tranquilidade

Já, a imagem digitalizada e nota da Redação (etapas 1 e 2), serão divulgadas no dia 26 de abril, às 14 horas. E a divulgação dos resultados das etapas 1 e 2 será no dia 17 de maio, às 10 horas. Vale lembrar que a etapa 1 se refere ao primeiro ano do ensino médio, a 2 ao segundo ano e a etapa 3 se refere ao terceiro ano do ensino médio.
O exame do PAS foi aplicado das 14 às 19 horas, em Maringá e outras cidades paranaenses, incluindo Curitiba, que teve a maior ausência, 22,9%. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 44 3011-4450 ou site www.vestibular.uem.br.