Dois eventos na UEM debatem a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O IV Encontro de Formação do Pnaic 2015 e o III Seminário Final do Pnaic – UEM, organizado pela Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), começaram nesta terça-feira, dia 15, e prosseguem até quinta-feira, dia 17, no Bloco B-33.

A solenidade de abertura contou com a apresentação cultural de Mari Tenório, seguida da mesa-redonda Educação, Currículo e Diversidade, com os professores Delton Aparecido Felipe (Unespar), Geiva Carolina Calsa (UEM) e Rosângela Célia Faustino (UEM). No período da tarde, houve apresentação de projetos desenvolvidos nos municípios sobre Diversidade e Letramento.

Nesta quarta-feira à tarde, haverá exposição de 140 materiais didáticos desenvolvidos em sala de aula com os alunos, que prossegue na quinta-feira. Está prevista também exposição de pôster na quinta-feira.

O Pnaic é um programa com o objetivo de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças brasileiras, até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Esse programa é um compromisso formal entre as três esferas de governos (municipal, estadual e federal), e objetiva a formação continuada com o fundamento legal da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

O processo de formação continuada nacional é coordenado por 38 IES públicas, sendo 31 federais e sete estaduais. “A participação da UEM nesse compromisso teve início em janeiro de 2013 atuando no campo da Formação Continuada de aproximadamente seis mil professores alfabetizadores de 174 municípios do Paraná, das regiões Norte e Noroeste do Estado. Os professores participaram de Seminário no decorrer do ano, objetivando, sobretudo, a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem, Letramento e Alfabetização. As estratégias formativas priorizadas contemplaram atividades de estudo, planejamento e socialização da prática nos cursos de formação”, comenta a coordenação do Pnaic UEM.

“A formação continuada é um componente essencial na profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos conhecimentos científicos e na experiência do professor. O Pnaic desenvolvido na UEM constitui-se no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo da carreira dos professores envolvidos. Portanto, o objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no processo de Alfabetização e Letramento e também no aperfeiçoamento da prática do professor”.

A UEM seleciona e prepara o seu grupo de professores formadores que, por sua vez, terão a responsabilidade de formar os professores orientadores de estudo, e esses, conduzirão as atividades de formação junto aos Professores Alfabetizadores nos seus municípios.

No Pnaic a formação continuada nos municípios tem sido conduzida pelos professores orientadores de estudos, professores pertencentes ao quadro das redes municipais de ensino, selecionados com base nos critérios estabelecidos pelo MEC, que participam dos cursos de formação, ministrado por professores formadores, selecionados pela Universidade, e que recebem formação e preparação na UEM. A CAE da Universidade Estadual de Maringá é responsável pela formação de 263 orientadores de estudos, oriundos de 174 municípios. Sendo assim, o Pnaic/UEM forma, direta e indiretamente, cerca de cinco mil professores nas regiões Norte e Noroeste do Estado.

A equipe é formada por Elsa Midori Shimazaki (coordenadora geral); Jani Alves da Silva Moreira e Renilson José Menegassi (coordenadores adjuntos); Fabiana Cristina de Azevedo, Luís Cláudio da Silva, Marisa Morales Penati e Nerli Nonato Ribeiro Mori (supervisores); e Ana Paula da Paz Tavares, Carlos Vinicius Ramos,Christina Aparecida dos Santos, Eliane Aparecida Candoti, Gislaine Aparecida Valadares de Godoy, Janete Aparecida Guidi, Jeinni Kelly Pereira Puziol, Judith Amélia Bellicanta, Liliana Yukie Hayakawa, Taiz de Farias Lara e Viviane Gislaine Caetano Auada (formadores).