O Comitê de Tecnologia da Informação da UEM (Coti), juntamente com o Núcleo de Processamento de Dados (NPD), realizou uma avaliação técnica do serviço de correio eletrônico da Universidade. Com base nessa avaliação, decidiu-se que, devido ao déficit de pessoal e ao alto investimento necessário para a atualização de hardware e software necessários para a ampliação da capacidade das caixas postais e aumento da velocidade de processamento, o serviço de e-mail será migrado para a plataforma Google Apps for Education (Gafe).

Esta solução é gratuita para instituições de ensino e possui suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Além dos serviços de e-mail, os usuários institucionais poderão utilizar outros serviços como Google Sala de Aula, Agenda, Drive, Docs e Sites (ver https://www.google.com/edu/).

Segundo o Coti e o NPD, o processo de migração já foi iniciado e tem prazo previsto de 8 semanas. A ação envolve detalhes técnicos de acesso e a migração de aproximadamente 35 mil contas. Após o processo, os endereços de e-mail permanecerão os mesmos (usuario@uem.br).

O NPD alerta que, enquanto a migração não for completada, ainda se verificará lentidão nos serviços de e-mails devido ao grande número de acessos e a capacidade do hardware atual. Nesse caso, sugere aos usuários que precisem de comunicação imediata que utilizem serviços como Whatsapp, Skype e Hangout.
O Coti e o NPD destacam que estão envidando esforços para melhorar a organização do setor de TI, mas estão enfrentando questões que demandam planejamento, tempo, contratação de pessoal e recursos financeiros. Para dúvidas e problemas nos serviços de e-mail, contatar o NPD, fone 3011-4224.