A Orquestra de Câmara da UEM se apresenta nesta terça-feira, dia 27, na Oficina de Teatro da Instituição, a partir das 20h30, com entrada franca. No programa, obras de J. Haydn – Sinfonia n. 27 em Sol Maior, Edino Krieger – Divertimento (para orquestra de cordas), H. Villa-Lobos – Prelúdio da Bachiana Brasileira n. 4 e Ernest Bloch – Concerto Grosso n. 1 para Orquestra de Cordas e Piano Obbligato.

A Orquestra de Câmara é projeto de extensão do Departamento de Música da UEM, fundada em 2008 para fomentar em seus integrantes conhecimento e execução de repertório orquestral de todas as etapas históricas da Música, como parte fundamental de suas formações como instrumentistas. Coordenado inicialmente pelo professor Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, docente de Composição e Regência, atualmente o Projeto também congrega os esforços dos professores Pedro Henrique Ludwig, de violoncelo, Paulo Egídio Lückman, de violino, e do recém-nomeado José Roberto Imperatore Vianna, de contrabaixo.

Segundo Toffolo, as vivências desses quatro professores, de formações diversas e ambientes orquestrais distintos, convergem em um trabalho sinérgico e descentralizado, oferecendo aos alunos diferentes práticas de execução orquestral, servindo como um laboratório de formação para outras habilitações do curso de Música da UEM e levando à comunidade de Maringá e região concertos dinâmicos e com repertório que abrange desde o barroco ao contemporâneo, incluindo obras escritas pelos alunos de Composição do Departamento, algumas delas já premiadas em concursos nacionais e internacionais.

"Os frutos deste trabalho já vêm sendo colhidos. Acadêmicos que já passaram pela Orquestra de Câmara da UEM têm desenvolvido importante trabalho na área, tocando em outras orquestras e atuando no ensino de música em outras instituições e orquestras. Dentro desse ambiente plural de formação pretendido, ressalta-se o projeto de concertos didáticos realizados em parceria com a Secretaria de Educação de Maringá que tem levado constantemente a orquestra para as escolas do município visando promover acesso a um tipo de repertório que foge da lógica do mercado de consumo e da música midiática”, conclui Toffolo.

A Orquestra também se apresentou em Umuarama e Cianorte neste mês, num esforço da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e sua diretorias e toda a equipe dos Câmpus Regionais que batalharam pelo fomento de parcerias com as prefeituras locais. Outras informações pelo fone 3011-3878.