O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi) integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), de 19 a 25 deste mês, período em que toda a comunidade científica do Brasil promove ações para a divulgação do conhecimento científico. Neste ano, o tema geral é Luz, Ciência e Vida, integrando-se ao Ano Internacional da Luz comemorado por toda a comunidade científica do Brasil e do mundo.

 

Para as ações oferecidas pelo Mudi neste ano, as visitas agendadas já registram cerca de duas mil pessoas de Maringá e região. Entre elas, estão programadas a Exposição Ciência & Arte: um olhar com sensações, cores e formas (www.youtube.com/watch?v=plWmPsqcbpk&feature=youtu.be); Brincando e Aprendendo sobre Óptica no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM; Caleidocine: homem virtual;  e Jogando com a Ciência.

As coordenadoras da exposição Sônia Trannin de Mello e Soraya Bischoff explicam que nosso cérebro é capaz de interpretar quase que instantaneamente diferentes mensagens externas. “Mas, sem sombra de dúvidas, a visão é nossa principal experiência sensorial. Por meio dela, buscamos perceber as reais intenções e sentimentos do outro. Olhar nos olhos de alguém pode nos revelar muito, porque nosso estado emocional afeta a forma das pupilas e a tonalidade da íris”.

 

Dizem que ‘quando observamos alguma coisa que nos excita, nossas pupilas se dilatam mais do que o habitual para as condições de luz existentes e a íris adquire uma coloração mais suave. Já, ao vermos algo desagradável, contraem-se mais do que deviam e a íris adquire uma coloração mais intensa. Essas mudanças normalmente ocorrem sem o nosso conhecimento e, como estão bem além do nosso controle, podem servir como um guia valioso para os nossos verdadeiros sentimentos. Existe uma "troca secreta" de sinais sempre que duas pessoas conversam ou apenas se olham nos olhos. Essa troca vem, ao longo da evolução, encantando pessoas e poetas. Esta exposição tem como objetivo chamar a atenção dos visitantes para essa linha tênue entre Ciência e Arte, oferecendo o estímulo e a oportunidade para despertar outro olhar para o nosso olhar”.

Já o projeto Brincando e Aprendendo sobre Óptica no Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM pretende levar um pouco do ensino da Óptica por meio de brinquedos e experimentos, dentre eles: caleidoscópios de vários formas e modelos e inclusive com caleidoscópio gigante acoplado a um DVD onde serão projetados filmes voltados à educação ambiental, espelhos planos esféricos cujas imagens geradas serão utilizadas para compreensão dos conceitos de ótica e dos tipos anatômicos, normilíneo, brevilíneo, longelíneo e nanico, maquetes para o aprendizados de ótica da visão e defeitos visuais do ponto de vista da física e da morfofisiologia humana.

A terceira ação é uma exposição de documentários em vídeo do projeto Homem Virtual no Caleidocine do Mudi. Os filmes abordarão as mudanças fisiológicas ocorridas no corpo humano em diferentes fases da vida. Já a quarta ação, que é Jogando com a Ciência, tem o objetivo de expor e jogar com estudantes e visitantes diferentes jogos voltados para a divulgação científica, educação para a saúde e educação ambiental.

O horário de visita no Mudi é de terça a sexta-feira, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, e às quartas-feiras, das 19 às 22 horas.Informações adicionais sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no site http://semanact.mcti.gov.br/. Outras informações sobre as ações do Mudi pelo fone 3011-4940.