A Política Ambiental da Universidade Estadual de Maringá estará no centro dos debates e ações programadas dentro da quinta edição da Semana Ambiental da UEM, que será realizada de 18 a 25 deste mês. O evento será aberto oficialmente na segunda-feira, dia 19, às 8h30. Logo após a solenidade, haverá uma mesa-redonda para discutir Política Ambiental. Os participantes convidados são os professores, Antônio Fernando Silveira Guerra, integrante do grupo de pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade, da Universidade do Vale do Itajaí; Elenice Tavares Abreu, assessora especial ambiental da UEM; e Marino Elígio Gonçalves, coordenador do Proação Ambiental da Instituição.

Outros debates também integram a programação do evento, que tem ainda ações de interesse não só da comunidade acadêmica, a exemplo da Feira de Produtos Orgânicos. As bancas serão montadas na passarela central da UEM na terça-feira, dia 20, das 14h30 às 18 horas, com a venda de hortaliças e produtos agroecológicos de agricultura familiar. Outro destaque é a coleta de lixo eletrônico, marcada para quinta-feira, dia 22, das 9 às 21 horas, no Estacionamento do Restaurante Universitário. A Semana ainda vai contar com diversos minicursos, que serão realizados das 14 às 18 horas, na segunda-feira (19). Os temas dos minicursos são bem abrangentes: compostagem urbana, reuso de água, artesanato agroecológico, trilhas interpretativas em UCs e educação ambiental.

O início da programação da Semana Ambiental será já neste domingo, dia 18, com lançamento da Rede Solidária de Consumo Consciente e o Almoço Agroecológico da Roça, As atividades começam às 11 horas, na sede social da Associação dos Funcionários da UEM (Afuem). Ainda durante o evento, haverá o lançamento do Dossiê da Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

Para outras informações entre em contato com o Proação Ambiental, pelo fone 3011-5846.