Uma história resgatada numa cidade do interior paulista, a partir de publicações nos jornais da região, fontes orais e de documentos do poder público, resume a sinopse de um livro escrito pela professora Solange Ramos de Andradede, em mais um lançamento da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem).

Com o título “Santo de cemitério: a devoção ao menino da tábua (1978-1994)”, a obra tem por objetivo realizar, a partir de um estudo de religiosidade católica, a análise de formação de um santo de cemitério, o Menino da Tábua da Cidade de Maracaí, SP, de 1978 a 1994.
Recorrendo às fontes citadas anteriormente, a autora recupera a história da santidade, destacando os principais elementos que contribuíram para a sua criação, bem como as implicações políticas, econômicas e sociais que caracterizam seu culto, confirmando a relevância dos trabalhos históricos no campo do religioso.
Com este estudo acerca do culto a um santo não oficial, Solange constata que, por meio da religiosidade católica, o indivíduo busca uma identificação com a divindade, uma consciência elementar do sagrado, um universo religioso ou uma maneira específica de maior aproximação da existência e das coisas sagradas que não passa pelo viés exclusivo do institucional, mas percorre os elementos oriundos de uma cultura devota.
A partir da análise das narrativas religiosas e míticas, das romarias ao cemitério e suas intenções e da administração do culto pela Prefeitura Municipal, materializada por entrevistas e matérias de jornais, a autora percorre a história da devoção a partir da própria historicidade da criação do santo.
O livro pode ser encontrado na Livraria da Eduem (Bloco F-5), câmpus universitário, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 às 17h15, com desconto de 50%. O telefone é (44) 3011-4394.