Cerca de 200 alunos estiveram reunidos, nesta quinta-feira (8), no Auditório do Dacese, para cumprir os créditos de uma disciplina comum a sete cursos da área de saúde do câmpus sede da UEM. A aula foi ministrada pelo professor Edson Arpini, do Departamento de Medicina da UEM.

O curso é fruto de um Edital do O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, de 2012, no qual a UEM foi contemplada. O objetivo era assegurar uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos e de prestação de serviços à população. Um grupo, coordenado pela professora Rozilda das Neves Alves, do Departamento de Psicologia, passou três anos construindo uma disciplina visando à educação interprofissional e às práticas participativas, que ganhou o nome de Atenção à saúde I.

“Utilizamos uma metodologia ativa de ensino que tem como foco a problematização. Vamos do problema, da prática, à teorização e, em seguida, voltamos à ação, à pratica”, explicou a professora Rozilda, que destacou que, pelo conhecimento do grupo, a criação de uma disciplina comum com esta metodologia é uma iniciativa ainda única nos cursos da saúde no Brasil e no mundo.

A meta é envolver 420 alunos dos cursos de Odontologia, Medicina, Educação física, Psicologia, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. Metade do grupo assistiu à aula nesta quinta-feira e a outra metade participará da primeira fase da disciplina no dia 3 de dezembro.

A segunda fase do curso vai levar os alunos a uma ação em 21 Unidades Básicas de Saúde de Paiçandu, Maringá e Sarandi. “Depois desta vivência, os estudantes deverão propor intervenções, especialmente, nas áreas de prevenção e promoção da saúde”, concluiu a coordenadora do projeto.