A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) lançou mais um livro, intitulado Cultura política, gênero e democracia: estudos sobre Maringá e eleições, sob a organização de Carla Cecília Rodrigue Almeida e Simone Pereira Costa Dourado.

O preço de capa é de R$ 67,00, mas quem comprar a obra diretamente na Livraria Eduem até o próximo dia 10 de outubro, pagará com 50% de desconto
Os capítulos que compõem esta coletânea resultam, na sua grande maioria, de estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de Pesquisa Cultura Política, Gênero e Eleições Presidenciais de 2010 no Brasil, que contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O projeto foi motivado por uma singular característica do pleito eleitoral de 2010 no País: pela primeira vez, tínhamos duas fortes candidaturas femininas concorrendo, com potencial de influir na competição eleitoral e no seu desfecho (Dilma Rousseff, pelo Partido dos Trabalhadores, e Marina Silva, então pelo Partido Verde).
Esse fato sugeria um oportuno momento para a investigação dos valores nutridos pelos eleitores sobre a presença das mulheres na política e, portanto, das barreiras culturais que dificultam a entrada e a permanência desse grupo no sistema político.
As perguntas centrais do projeto giraram em torno, portanto, do problema da sub-representação política das mulheres nas democracias contemporâneas, tema que vem ocupando lugar de destaque na agenda de pesquisadores, movimentos sociais, ativistas políticos e formuladores de politicas públicas.
O referencial empírico foi a cidade de Maringá. Embora o projeto estivesse focado nas relações entre gênero e política, o envolvimento de especialistas de áreas diversas e a aplicação de metodologias variadas na sua execução permitiu a produção de um conjunto muito rico de dados que pode ser explorado a partir de perguntas e preocupações que extrapolam aquela temática central. Perguntas e preocupações que recobrem diferentes campos de debates, como aqueles constituídos em torno dos estudos sobre opinião pública, cultura política, mídia, representação política e processos eleitorais. Os capítulos dessa coletânea refletem a variedade de lentes analíticas a que se prestam os dados gerados pelo Projeto Cultura Política, Gênero e Eleições Presidenciais de 2010 no Brasil.
Outras informações na Livraria Eduem, Bloco F-5, aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 às 17h15. O telefone é (44) 3011-4394. O site é www.eduem.uem.br e a fanpage www.facebook.com/livrariaeduem