Numa solenidade realizada, ontem, no Restaurante Universitário, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foram abertos o 24º Eaic (Encontro Anual de Iniciação Científica) e o 4º Eaic Júnior, que reúnem quase mil trabalhos inscritos e são promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Os eventos prosseguem até amanhã (25) e os trabalhos que estão sendo apresentados são resultantes de projetos de iniciação científica dos programas Pibic/CNPq-FA, Ações Afirmativas para Inclusão Social/CNPq – FA e IC voluntário (sem bolsa) e Pibic Ensino Médio. Os trabalhos são vinculados a projetos de pesquisa de pesquisadores/orientadores da UEM.

O 1º Eaic foi realizado na UEM. Desde o início, o evento vem cumprindo o seu papel de promover a interação entre as universidades estaduais do Paraná e de estabelecer um ambiente propício à difusão da ciência em todas as áreas do conhecimento. Devido a proporções gigantescas atingidas, decidiu-se que cada IES fica responsável pela coordenação e realização do evento em sua Instituição, a partir deste ano. A palestra de abertura, ontem, foi proferida pelo professor Luiz Evangelista, do Departamento de Física da UEM, sobre o tema “Alguns sentidos para a ética e os seus horizontes no trabalho científico”.

Antes da palestra, o casal Vinicius Costa e Paula Marroni apresentaram a dança Zouk, um gênero musical originário das Antilhas francesas, no Caribe, das ilhas de Martinica, Guadalupe e São Francisco. Na cerimônia, o vice-reitor da UEM, Julio Damasceno, agradeceu os organizadores e os participantes dos eventos, além de falar sobre a importância do trabalho de iniciação científica desenvolvido nas universidades. Coordenadora dos eventos, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Reginha Granhen Tavares, explicou as mudanças ocorridas na realização dos encontros a partir de 2015.

A solenidade ainda reuniu, entre outras autoridades, o diretor-científico da Fundação Araucária, Nilceu Jacob Deitos; a chefe de Gabinete da Reitoria da UEM, Jorgete Constantin; a pró-reitora de Ensino, Ana Obara; a diretora de Pesquisa, Graciette Matioli; a coordenadora científica, Terezinha Oliveira; a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Nerli Nonato Ribeiro Mori; e o diretor-geral do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), da UEM, Sérgio Alvarez da Silva. Na seqüência da programação dos encontros, hoje e amanhã, nos períodos da manhã e tarde, estão programadas apresentações de trabalhos e mesas temáticas.

Amanhã, a partir das 16 horas, no anfiteatro Ney Marques, haverá reunião de avaliação final do Pibic, com a participação de todos os membros do Comitê Assessor de Bolsas de Iniciação Científica e Comitê Assessor Externo do CNPq. Outras informações pelo fone (44) 3011-4569, site www.eaic.uem.br/eaic2015/portal/ ou e-mail eaic@uem.br.