A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) está lançando o livro “Materialismo Histórico-Dialético como fundamento da psicologia histórico-cultural: método e metodologia de pesquisa”. A obra tem a organização de Silvana Calvo Tuleski, Marta Chaves e Hilusca Alves Leite.

O livro pretende contribuir com as pesquisas, estudos e debates desenvolvidos a partir da psicologia histórico-cultural. Se na década de 1990 ainda havia, no Brasil, desconfiança quando à adesão ao marxismo dos autores soviéticos fundadores desta abordagem, atualmente diversas pesquisas demonstraram que Vigotski, Luria e Leontiev desenvolveram uma psicologia marxista e a defenderam frente às dificuldades impostas pelo stalinismo, impondo-nos o rigor metodológico necessário àqueles que se pautam pelo materialismo histórico dialético em suas investigações.

É nesta direção que os textos contemplados se dirigem, iniciando pelos princípios teórico-metodológicos do materialismo histórico e da Psicologia Histórico-Cultural, debatendo pontos nodais para e na pesquisa como ‘’o que é a realidade’’ e ‘’como e por quais instrumentos conceituais explicá-la’’, para revelar o abismo metodológico posto pelas falsas dicotomias como: objetividade x subjetividade, qualidade x quantidade, indução x dedução, dogmatismo x relativismo.

Na segunda parte, a obra busca trazer ao leitor as possibilidades de utilização deste referencial metodológico para a elucidação de três distintos objetos de pesquisa: a educação de jovens e adultos na contemporaneidade, o caráter histórico do desenvolvimento infantil tal como postulado por Elkonin e a construção de princípios para a organização do ensino na educação infantil, buscando a superação da pseudoconcreticidade que se apresenta de imediato na pratica educativa atual.

A terceira parte do livro procura demonstrar a viabilidade da formação teórica metodológica na perspectiva aqui adotada desde os anos iniciais de graduação, por meio de textos produzidos por graduados em psicologia, coordenadores discentes do LAPSIHC (Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural). Em sua totalidade, o livro afirma a importância do método como o exercício do ‘’pensar o real’’ para buscar formas de transformá-lo, tal como Marx afirma: ‘’a arma da crítica’’ não prescinde a ‘’crítica das armas’’. Porém, esta última não se faz sem a primeira: há que se conhecer a realidade para modificá-la.

O livro pode ser adquirido na Livraria da Eduem, Bloco F5, câmpus universitário, com 50% de desconto. O mesmo desconto não é válido para compras direto no site da Editora. A livraria fica abertra das 7h40 às 11h30 e das 13h30 às 17h15. O telefone para contato é (44) 3011-4394.