O Vestibular de Inverno da UEM registrou índice de 21% de desistência, correspondentes 3.947 candidatos de um total de 18.793, nos dois primeiros dias de provas, domingo, dia 20, e segunda, dia 21 de setembro. Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Maria Raquel Marçal Natali, a justificativa é que o concurso está sendo realizado em época atípica, em pleno período letivo, em que muitos estudantes estão em provas. Outra razão seria que alguns candidatos já teriam feito vestibular em outras instituições. O vestibular da UEM foi adiado em razão da greve dos professores do ensino médio, para que os candidatos tivessem mais chances de recuperar o tempo e ter acesso ao conteúdo exigido.  

O Vestibular de Inverno, que termina nesta terça-feira, dia 22, já teve uma baixa de 284 candidatos antes do início. Eles pediram restituição do valor da inscrição em decorrência da alteração da data de sua realização. De acordo com Natali, o vestibular está transcorrendo normalmente. Nenhuma tentativa de fraude foi verificada e os casos atendidos pela equipe médica são corriqueiros, como dor de cabeça ou problemas digestivos.  

Como verificado em outros concursos, o curso de Medicina foi o mais concorrido, com uma disputa de 347,3 candidatos por vaga. Entre os cotistas, a relação é de 188,7 candidato/vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Arquitetura e Urbanismo, com 63,5 inscritos por vaga, e Odontologia que registrou 55,7 candidatos/vaga. Entre os cotistas há uma inversão entre estes dois cursos, Odontologia vem em segundo com 44,7 candidato/vaga e Arquitetura e Urbanismo em terceiro com 44 inscritos por vaga. Para consultar a concorrência de todos os cursos acesse www.vestibular.uem.br/ves_concorrencia_agosto.pdf.  

Dos 18.793 inscritos, 2.936 disputam uma vaga pelo sistema de cotas sociais, que beneficia candidatos de baixa renda. No total, são 1.488 vagas, distribuídas em 69 cursos presenciais. O resultado do Vestibular de Inverno 2015 será divulgado no dia 26 de outubro, a partir das 10 horas. Os candidatos poderão consultar o desempenho das provas de 26 de outubro a 26 de novembro. Os aprovados em primeira chamada deverão fazer a matrícula de 21 a 23 de março de 2016.  

Já está definido o calendário para o próximo concurso, o Vestibular de Verão 2015. Os interessados poderão se inscrever de 29 de outubro a 22 de novembro. Farão as provas de 14 a 16 fevereiro e saberão o resultado no dia 7 de março do próximo ano. Para outras informações sobre os concursos, visite o site www.vestibular.uem.