Numa solenidade realizada no último dia 9 de setembro, na cidade de Novi Sad, na Sérvia, o professor Nelson Guilherme Castelli Astrath, do Departamento de Física (DFI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu o Prêmio Jovem Cientista da Associação Internacional de Fotoacústica e Fototérmica (The International Photoacoustic and Photothermal Association - IPPA), uma entidade norte-americana, e que é considerado o maior prêmio mundial da área.

A cerimônia aconteceu durante a conferência "18th International Conference on Photoacoustic and Photothermal Phenomena (ICPPP18)", em Novi Sad. O evento ocorre a cada dois anos, em diferentes países. Na cerimônia de premiação, Astrath fez um discurso de agradecimento à comunidade fototérmica em geral. Também fez uma menção especial ao professor Stephen Bialkowski, considerado uma das principais autoridades mundiais na área da fototérmica. Bialkowski prestigiou o evento e, quebrando o protocolo, enalteceu o trabalho de Astrath.
O pesquisador da UEM ainda agradeceu ao reitor da UEM, professor Mauro Baesso, presente à solenidade, e que foi o orientador de Astrath. Ele também agradeceu ao colega de Departamento, Luis Carlos Malacarne, e ao filho Guilherme Astrath.
Na foto, o premiado aparece ao lado de Baesso (primeiro à esquerda), de Bialkowski e do professor Antonio Carlos Bento, também do Departamento de Física da UEM.
O prêmio entregue ao professor da UEM é "2015 Junior Prize of the IPPA". Ele visa a reconhecer jovens cientistas (abaixo de 40 anos) excepcionalmente promissores como futuros lideres nesse campo de pesquisa.
Para o professor, a importância da premiação consiste no fato do reconhecimento do trabalho desenvolvido na área em questão. Por conta da honraria, a partir de agora, Nelson Astrath passa a integrar o comitê responsável pela organização e premiação dos próximos pesquisadores.
O pesquisador ficou sabendo que havia sido escolhido para a premiação, em julho, por meio de uma correspondência recebida do presidente do IPPA, Andreas Mandelis, que destacou, entre outras coisas, que “o prêmio foi criado para reconhecer notáveis jovens pesquisadores que, numa fase anterior de sua carreira, fizeram contribuições significativas para a fotoacústica, fototérmica e técnicas e aplicações que deverão ter forte impacto sobre diversas comunidades científicas e de engenharia relacionadas. Ele consiste de US $ 1.000 e um certificado com a citação adequada”.
Em resumo, o certificado registra que a premiação dada ao pesquisador da UEM se deu em razão “da contribuição de Astrath para a demonstração experimental e teórica interpretação detalhada das forças de radiação na água, fazendo uso de uma abordagem de detecção de espelho fotomecânico”.
Nelson Astrath fez a graduação, o mestrado, o doutorado e o pós-doutorado em Física pela UEM, além de outro pós-doutorado em Física pelo Institute for Fuel Cell Innovation, National Research Council Canada - IFCI-NRC.
Atuou como Research Associate no IFCI-NRC e como professor visitante na Utah State University. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Física da UEM. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos temas: Desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico, Espectroscopia Fotoacústica, Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos; Pressão de Radiação em sólidos e líquidos; Estudo de reações fotoquímicas em materiais aquosos e óleos combustíveis; Desenvolvimento de novos materiais vítreos para geração de luz laser, luz branca e foto-conversores.
A descrição do prêmio pode ser vista no site http://cadift.mie.utoronto.ca/ippa/. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4330 ou 3011-6044.