Nesta sexta-feira, dia 18, representantes de universidades estaduais do Paraná se reúnem na UEM para debaterem a formulação de uma proposta de autonomia universitária. As discussões já começaram em reunião entre membros dos Conselhos de Administração da UEM e da UEL, em 28 de agosto. Desta vez, o encontro contará com outras universidades estaduais do Paraná. A intenção é discutir e iniciar a definição de princípios norteadores e indicadores da autonomia para futura elaboração de um projeto de autonomia que, posteriormente, será discutido pela comunidade universitária.

Em agosto, o reitor da UEM, Mauro Baesso, disse que a proposta de financiamento em debate visa atender não apenas a UEM e a UEL. Ela deve abranger todo o sistema de educação superior público do Paraná. A reitora da UEL, Berenice Jordão, destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo sistema de ensino superior no Estado, é preciso buscar alternativas para fortalecer a educação pública superior paranaense.

Os trabalhos desta sexta-feira começam às 9 horas, na sala dos Conselhos Superiores da UEM, no prédio da Reitoria, e devem prosseguir até as 16 horas. Antes disso, na quarta-feira, dia 16, o grupo de trabalho da UEM se reúne para levantar algumas proposições sobre o tema.