A definição de plano de cultura da UEM é pauta central do Seminário de Política Cultural que está sendo realizado nesta quinta-feira e sexta-feira, dia 10 e 11. A intenção é aprofundar os conhecimentos de política pública de cultura e proporcionar um amadurecimento nas proposições advindas da comunidade universitária para o plano de cultura da Instituição. Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do evento, Laura Chaves, comentou que o evento permitirá a troca de saberes e experiências com foco em pessoas em busca de construção de política cultural coletiva, participativa, organizada. Aproveitou a ocasião para convidar os participantes a colocarem a mão na massa para construção de uma Universidade mais humana, solidária e de sustentação de onde vivemos.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da UEM, Itana Gimenes, reforçou a colocação de Chaves sobre uma universidade mais humana e solidária e ressaltou que a cultura tem um papel importantíssimo de recuperar o que estamos vivendo e trazer leveza às relações humanas. Já o secretário de Cultura do Paraná, João Luiz Fiani, falou que o Estado está carente de uma série de coisas, principalmente na cultura. Agradecendo o convite, colocou-se à disposição como amigo.

O reitor em exercício, Júlio Damasceno, disse que a pauta cultural da UEM está sendo repensada a partir de manifestação concreta, legítima e reveladora dos alunos de cultura, arte, lazer. Citou que existe um eixo transversal em nossas vidas que passa pela leitura, museus, obras, shows musicais, teatro e que as pessoas interagem com o mundo por meio da cultura. Finalizou apontando que a UEM decidiu ser protagonista de sua história em todos os domínios e que a política cultural está sendo proposta de forma democrática, transparente e participativa e vai interagir com as políticas local, estadual e federal.

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a mesa-redonda Cultura na Universidade como Alicerce para a Educação, Diversidade, Cidadania e Democracia e sua Contribuição nas Políticas de Cultura Local e Regional, com a participação de Fiani, Gimenes, do professor Kennedy Piau Ferreira, da UEL, da secretária de Cultura de Maringá, Olga Agulhon, e de Fernanda Prado Fachini, do Diretório Central dos Estudantes da UEM, tendo como mediador Rael Bertarelli Toffolo, diretor de Cultura da UEM. No período da tarde, está programado trabalho em grupos. A partir das 20 horas, na Oficina de Teatro, será realizado um concerto especial em homenagem à professora Ana Lúcia Colodetti Gada. O concerto é uma homenagem póstuma e contará com a presença de familiares de Ana Colodetti que, em 1994, assumiu a regência do Coral. Além de ser uma oportunidade para relembrar bons momentos que ela proporcionou ao longo desses anos, o espetáculo marca o reinício das atividades do grupo. Ana Lúcia Colodetti faleceu em 31 dezembro do ano passado.

Na sexta-feira de manhã, está prevista a palestra Conhecendo o Plano Nacional de Cultura e suas Interfaces com a Universidade, com Pedro Azevedo Vasconcelos, diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais (SPC/Minc). À tarde, ocorre a plenária para apresentação e aprovação de propostas. Outras informações pelo site http://pecuem.wix.com/politicacultural, telefone (44) 3011-3879 ou e-mail lcspeluso@uem.br.