representantes das duas instituições participaram do debate

Membros dos Conselhos de Administração das Universidades Estaduais de Maringá e de Londrina estiveram reunidos, hoje (28), na UEM, para, junto com os grupos de trabalho criados para elaborar proposta de financiamento para o Sistema Estadual de Ensino Superior, discutirem e trocarem experiências sobre o que tem sido feito até agora a respeito da formulação de uma proposta de autonomia universitária.

Mauro Baesso, reitor da UEM, e Berenice Jordão, reitora da UEL

Aberta pelo reitor da UEM, Mauro Baesso, a reunião ainda contou com a participação de integrantes das administrações das duas Universidades, entre pró-reitores, coordenadores e assessores, incluindo os representantes das procuradorias jurídicas das instituições. Baesso avalia que um encontro como este é muito importante para que sejam discutidos os procedimentos que cada Universidade vem adotando na elaboração de suas propostas de autonomia. Ainda segundo o reitor, será analisada uma sugestão que pretende criar uma agenda entre os grupos de trabalho da UEM e da UEL. O reitor também lembrou que a proposta de financiamento em debate visa atender não apenas a UEM e a UEL. Ela deve abranger todo o sistema de educação superior público do Paraná.

A reitora da UEL, Berenice Jordão, destacou que as reuniões devem discutir alternativas aos caminhos traçados até agora no que diz respeito à elaboração de propostas. A reitoria assinalou que, apesar das dificuldades enfrentadas pelo sistema de ensino superior no Estado, é preciso buscar alternativas para fortalecer a educação pública superior paranaense. Berenice Jordão afirmou, ainda, que embora haja um grande distanciamento geográfico entre as universidades estaduais, a ideia é que as discussões sobre a automomia envolvam, num segundo momento, todas as universidades.

A professora Solange Dellaroza apresentou o histórico dos debates ocorridos até agora na UEL sobre autonomia e, do mesmo modo, o professor Osvaldo do Rocio fez a apresentação dos trabalhos ocorridos até o momento na UEM.  No dia 18 de setembro ocorrerá uma nova reunião conjunta dos grupos de trabalho sobre autonomia e será feito o convite para que todas as instituições de ensino superior do estado participem.