O governador Beto Richa assinou, nesta quarta-feira (26), a nomeação de mais de 260 professores aprovados em concursos públicos para as sete universidades estaduais do Paraná. Os professores vão ocupar vagas de servidores que aposentaram, faleceram ou foram exonerados. Do total, 80 docentes são para a Universidade Estadual de Maringá (UEM).  

Também foram nomeados 87 docentes para a Universidade Estadual de Londrina (UEL), 39 para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), 38 para a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 12 para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), seis para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e um professor para a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Outros 29 docentes para a Unioeste devem ser nomeados nos próximos dias. 

O diretor de Recursos Humanos da UEM, Luis Otávio de Oliveira Goulart, diz que o setor já deu início aos encaminhamentos para posse e exercício dos docentes. Os nomeados têm até trinta dias para tomar posse e a partir daí até 30 dias para entrar em exercício da função. Segundo Goulart, os novos professores efetivos ocuparão as cadeiras que hoje estão com temporários, que terão os contratos rescindidos. 

O diretor de RH avalia que as nomeações são importantes para a Universidade, contudo, no que diz respeito ao setor de pessoal, ainda há um caminho a percorrer para garantir o pleno funcionamento da Instituição. “Esperamos que seja dado encaminhamento para outras pendências ligadas, especialmente, às anuências das vagas decorrentes das aposentadorias e nomeação de agentes universitários”, opina o diretor. De acordo com Goulart, no caso da UEM há cerca de 200 vagas de agentes universitários aguardando a nomeação.

Segundo nota publicada pela Seti, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, destacou que a Seti está empenhada na agilização do trâmite dos processos de nomeação dos agentes universitários das universidades estaduais. A nota diz que os protocolados dos 467 agentes universitários, aprovados em concursos públicos, estão na Secretaria Estadual da Fazenda (SEFA) aguardando análise do impacto financeiro para as contratações. Na sequência, seguirão para a Casa Civil e depois para o governador Beto Richa assinar as nomeações.