A professora Jani Alves da Silva Moreira, titular da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) e professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), teve seu livro publicado pela Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem), que será lançado no dia 2 de outubro deste ano.

O livro tem como título “Políticas de Financiamento e Gestão da Educação Básica (1990 – 2010) – os casos Brasil e Portugal”. A obra é resultado dos estudos do doutorado em Educação, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM), com estágio sanduíche na Universidade de Lisboa (UL), por meio do Programa Institucional de Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Segundo a autora, o livro apresenta os resultados do seu estudo comparativo, crítico e contextualizado das políticas para o financiamento e gestão da Educação Básica no Brasil e do Ensino Básico em Portugal no período de 1990 a 2010.

A obra traz uma análise da relação indissociável entre o financiamento e gestão da educação como uma Política Educacional nesses países. Centra-se na compreensão das proximidades e distanciamentos dessa política e busca responder duas indagações: qual a relação existente entre financiamento e gestão da educação presentes nos documentos produzidos pelas Organizações e Organismos Internacionais (OOs)? Quais os consensos gerais, princípios e orientações para o financiamento e gestão da educação ao considerar as particularidades econômicas do Brasil e Portugal? O livro, juntamente com outros publicados recentemente pela Eduem, será lançado no dia 2 de outubro, no auditório do Bloco B33, câmpus universitário, às 20 horas. Para informações sobre o livro, o interessado deve entrar em contato por meio do endereço eletrônico sec-cae@uem.br.

Jani Alves da Silva Moreira é doutora em Educação (UEM/Universidade de Lisboa), professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) e no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), na área de Políticas Públicas e Gestão Educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq e atualmente coordenada a CAE.