A Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE) realiza, nos dias 27, 28 e 29 de julho, a abertura da Formação Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se do programa federal de formação continuada destinado aos professores alfabetizadores de 176 municípios do Norte e Nordeste do Paraná.

Ao todo, desde 2013, a UEM atua na formação continuada de 6000 mil por meio de cursos de formação desenvolvidos na Universidade e no acompanhamento das formações que são realizadas nos municípios pelos professores orientadores.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a alfabetização das crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Em 2015, a duração dos cursos de formação continuada, entre julho a dezembro, será de 100 horas/aula. O objetivo é o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, 2014 e também contemplará a interdisciplinariedade com conteúdos da gestão escolar, educação inclusiva e ciclo de alfabetização.
A programação deste primeiro evento contemplará palestras sobre “A equipe PNAIC da UEM e a proposta da formação continuada em 2015”, ministrado pelas professoras Elsa Midori Shimazaki (DTP) e Jani Alves da Silva Moreira (DTP), no dia 27 de julho pela manhã, no Auditório Dona Etelvina da Unicesumar.
No período da tarde, ocorrerá a palestra “Modos de ler na formação docente”, com o profesor Renilson Menegassi (DTL). Haverá apresentações culturais com o Grupo Folclórico Alemão Grün Stadt (Unicesumar) e Abaecatu (UEM).
Nos dias 28 e 29 de julho, serão ministrados os cursos pelos professores formadores, com temas que abordarão: A importância dos processos de gestão e mobilização no PNAIC; Organização do trabalho pedagógico dentro e fora da escola: o Ciclo de Alfabetização e as implicações para a gestão municipal e de escolas; Os desafios para a gestão local: o papel da coordenação local na mobilização do PNAIC; Possibilidades, limites e desafios da política das avaliações em larga escala na alfabetização; e Ciclo de Alfabetização e avaliação: progressão escolar e das aprendizagens
O PNAIC da UEM é coordenado pela professora Elsa Midori Shimazaki (DTP) e tem como coordenadores adjuntos os professores Jani Moreira (CAE/DTP) e Renilson Menegassi (DTL).
Possui ainda uma equipe de 3 supervisores: Marisa Morales Penati (CAE), Luís Cláudio da Silva (TV UEM), Fabiana Cristina de Azevedo (PPE), e 9 professores formadores: Gislaine Valadares de Godoy (DPD), Jeinni Kelly Pereira Puziol (DTP), Taiz de Farias Lara (Seed), Christina Aparecida dos Santos (Fafijan), Janete Aparecida Guidi (Seed), Carlos Vinícius Ramos (CAE), Judith Amélia Bellicanta (Seed), Liliana Yukie Hayakawa(HU-UEM) e Viviane Gislaine Caetano Auada (PPE).
Outras informações sobre o evento e sobre o PNAIC poderão ser obtidas na secretaria da CAE, no telefone (044) 3011 3882 ou pelo e-mail pnaic@uem.br