O Conselho Universitário (COU) homologou, ontem (20), o Programa de Integração Estudantil (Prointe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O Programa havia sido implantado em fevereiro deste ano, por meio de um ato executivo assinado pelo reitor Mauro Baesso.

Oferecendo apoio acadêmico por meio de preceptorias, em disciplinas das áreas de Estatística, Física, Matemática, Química, Português e Inglês Instrumental, o Programa tem atraído a atenção dos acadêmicos que aprovam a iniciativa e lotam as salas nos horários das disciplinas.
O reitor da UEM, Mauro Baesso, defende que o Prointe é um facilitador na transposição do ensino médio para o ensino superior. A proposta é que ele dê suporte aos alunos, especialmente aqueles que estão ingressando na Instituição, e possibilite melhor desempenho dos acadêmicos ao longo de todo o curso de graduação.
Implantando pela atual gestão da UEM, o Prointe é uma ampliação de um programa que já funcionava, desde 2009, para os cursos do Centro de Ciências Exatas. Com a ampliação do projeto, os alunos do Câmpus Regionais de Goioerê, Cianorte, Umuarama e Cidade Gaúcha também foram inseridos, podendo participar das atividades de estudo nas disciplinas oferecidas.
Cada turma é atendida por um ou dois preceptores, que têm a responsabilidade de resolver os exercícios e tirar dúvidas da turma. O professor da disciplina de cada curso atendido é quem repassa os exercícios para preceptores e faz as correções necessárias. A matéria ainda passa pelo coordenador de área e só então é que os preceptores poderão trabalhar o conteúdo com as turmas.
Na avaliação da coordenadora geral do Prointe, professora Lilian Akemi Kato, embora o Programa já esteja em vigor, com a homologação pelo COU isso representa a garantia da continuidade do Prointe para os próximos anos.
Lílian diz que está fazendo um estudo para ver a possibilidade da oferta de mais bolsas de preceptoria em 2016, ampliando as 117 bolsas existentes. Ainda segundo a coordenadora, também está sendo analisada a possibilidade de levar o Prointe para o Câmpus Regional do Ivaí, em Ivaiporã, no segundo semestre deste ano.
Os horários e disciplinas disponíveis estão no site, assim como as listas de exercícios que são resolvidas pelos preceptores e devem ser baixadas pelos participantes.