Aberto, neste domingo (12), prossegue até a próxima quinta-feira (16), no câmpus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o 15º Congresso Brasileiro de Limnologia, que reúne cerca de 900 participantes, de vários países da América Latina, Europa e América do Norte.

A limnologia é a ciência que estuda as águas interiores, independentemente de suas origens (estudadas pela hidrografia), mas verificando as dimensões e concentração de sais, em relação aos fluxos de matéria e energia e as suas comunidades de diferentes espécies.
Na solenidade de abertura, no Teatro Marista, o professor Sidinei Magela Thomaz, da comissão organizadora do Congresso, desejou sucesso aos participantes, na expectativa de que o evento seja uma semana científica produtiva.
O presidente da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno), José Luis de Attayde, agradeceu à equipe da UEM pela organização do 15º CBL. Disse que era muito significativo para os limnólogos a realização de um Congresso na UEM, porque o Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia) é um Núcleo de Excelência e de destaque em níveis nacional e internacional na área.
Attayde aproveitou para divulgar uma programação extra do evento, que é a exibição do filme “A Lei da Água”. Trata-se de um documentário sobre os problemas ambientais a serem gerados pela implementação do novo Código Florestal, os impactos negativos que podem surgir em decorrência de falhas da Lei e que irão gerar um debate entre os limnólogos sobre uma possível Ação Direta de Inconstitucionalidade do Código.

O reitor Mauro Baesso ressaltou a importância da internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras e dos institutos de pesquisa. Para o reitor, isso deve estimular tanto a ida de brasileiros para o exterior quanto favorecer a vinda dos estrangeiros ao Brasil.
De acordo com Baesso, a UEM tem muito a oferecer aos estudantes estrangeiros, porque, segundo ele, é uma universidade que abriga diversas áreas de excelência, como o Nupélia e o curso de odontologia.
Ao final da cerimônia, o professor Sidinei Magela Thomaz coordenou a entrega de placas para homenagear os fundadores da Associação Brasileira de Limnologia: José Galiza Tundisi, Francisco Rodrigues Barbosa, Francisco de Assis Esteves, Mirna Orlandi e Kozo Hino (in memorian). A entrega das placas foi feita pela professora Cláudia Bonecker, também integrante da Comissão Organizadora do Congresso.
O 15º CBL é promovido pela ABLimno e realizado pelo Nupélia e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Neste ano, o Congresso tem como tema “Perspectivas evolutivas” e pretende fomentar debates sobre assuntos relevantes à limnologia junto à comunidade científica, contemplando as diversas áreas de pesquisa de limnologia no Brasil e no mundo.
As atividades estão sendo divididas em sete grandes áreas temáticas: evolução; mudanças climáticas; estrutura e dinâmica trófica; dinâmica dos ecossistemas aquáticos; biodiversidade; gestão dos recursos hídricos; e conservação e restauração.
O congresso reúne pesquisadores de grupos de excelência em pesquisa no Brasil e no exterior, entre alunos de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores, técnicos e outros profissionais da área de limnologia.
Outras informações podem ser obtidas pelo site www.cbl2015.com.br ou telefone (44) 3011-6140.