Um fato novo relacionado ao projeto Opening the Archives, uma parceria entre a Brown University e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), coloca novamente as duas instituições em evidência. A notícia é que foi aceito o pedido formalizado por um dos acadêmicos integrantes do projeto para desclassificar documentos do governo dos Estados Unidos relativos ao Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e produzidos entre 1962 e 1964. A documentação abrange cerca de 833 páginas que versam sobre o Instituto e que agora são de livre acesso e podem ser consultados por pesquisadores e pessoas interessadas.

O professor de História Contemporânea na Universidade Estadual de Maringá, Sidnei Munhoz explica que o IPES, criado antes do golpe militar, é considerado a base da inteligência golpista no País. Para o professor o acesso à documentação é importante e deve revelar muito sobre o funcionamento da organização.

A iniciativa de solicitar a desclassificação foi do acadêmico Antônio Bianchet Jr, que foi aluno do curso de História da UEM e, sob orientação de Munhoz, participou da digitalização de cópias microfilmadas de documentos abertos do governo dos Estados Unidos relativos ao Brasil produzidos entre 1960 e 1980. O trabalho de digitalização e indexação constitui o foco do projeto Opening the Archives. As cópias digitais têm acesso on-line.e constituem importante fonte de pesquisa, contribuindo para a reconstrução da história das relações Brasil–Estados Unidos naquele período.

Bianchet Jr, que hoje é mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), relata que ainda não teve acesso aos documentos contidos na caixa do IPES e que, segundo lhe informaram, já entraram em fase de digitalização. De todo modo ele acredita que, por se tratar de um material inédito, terá grande relevância para pesquisadores e poderá lançar nova luz sobre o tema.

O acadêmico também destaca que a participação no Opening the Archives foi fundamental para a aprovação no mestrado, reforçando que o acesso aos documentos garantiu um diferencial no projeto apresentado à UFRJ. Assim como o aceite do atual orientador, o historiador Carlos Fico, autor de vários livros e trabalhos científicos sobre a ditadura militar no Brasil, sendo uma referência acadêmica sobre o tema. A dissertação de Bianchet Jr, que deverá ser defendida ainda este ano, é intitulada O Departamento de Estado e o Governo João Goulart.

Novos documentos continuam sendo adicionados ao banco de dados do Opening the Archives. E a pesquisa ao acervo digital pode ser feita acessando o  Brown Digital Repository.