Cristian Tomazela Prado (á direita) com o professor Bantwal Baliga, que irá supervisonar o acadêmico durante o novo período de estágio

O estudante Cristian Tomazela Prado, do curso de Engenharia Mecânica, da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o prêmio de melhor aluno da área fluido-térmica de uma universidade canadense. A premiação foi concedida pela American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), a entidade mais importante do mundo na área de mecânica dos fluidos e transferência de calor aplicados à refrigeração, aquecimento e ar-condicionado.

Prado recebeu a honraria sob o título de melhor aluno do ano de 2014 na McGill Universityem Montreal, Canadá, na área de HVAC (Heating, Ventilating and Air-Conditioning) e também obteve o título de Estudante Emérito da ASHRAE - Montreal Chapter 2014. “Isso foi devido à minha performance nas disciplinas da área, principalmente na disciplina Fluid Flow and Heat Transfer Equipment, que é uma disciplina conjunta com alunos de mestrado e PhD”, explica Prado.

O estudante, que foi estudar no Canadá por meio do Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal, obteve, durante o período de intercâmbio, conceito máximo (A) em todas as disciplinas cursadas, sendo que metade delas eram ministradas em conjunto com mestrado e doutorado.

Com o prêmio e o desempenho nas disciplinas, Prado foi convidado a trabalhar no Laboratório de Transferência de Calor da Universidade pelo período de quatro meses, com a supervisão de um dos nomes mais influentes da área em todo o mundo, o professor Bantwal Baliga (na foto, à esquerda, com Cristian). Lá, o estudante da UEM trabalhou com trocadores de calor ultra-compactos que utilizam matrizes metálicas porosas, utilizando equipamentos de alta tecnologia, atuando ao lado de profissionais experts no assunto de diversas parte do mundo.

Para ele, a importância do prêmio, além da própria entidade que o concede, “é devido ao fato do grande renome da McGill University, atualmente a vigésima primeira melhor universidade do mundo pelo QS World University Rankings, na frente de universidades como University of California Berkeley, Duke University, dentre outras bastante renomadas”.
Vale dizer que o QS Word University Rankings é uma publicação anual de rankings universitários e considerada uma das três classificações internacionais de universidades mais influentes e amplamente observadas. Prado diz, ainda, que a instituição é considerada a melhor universidade canadense dentre as universidades que possuem amplos programas de PhD e medicina, pela revista Maclean's.

Além disso, a McGill University possui 12 laureados com o prêmio Nobel, incluindo o famosíssimo criador de dos modelos atômicos mais conhecidos, Enrnest Rutherford. “Com toda esta história e reputação, o fato de eu ter sido eleito o melhor aluno em uma das minhas áreas de estudo me dá uma importância muito grande ao prêmio”, conclui o estudante da UEM.

ECI

Para se candidatar a uma vaga no Programa Ciência Sem Fronteiras, o estudante deve procurar o Escritório de Cooperação Internacional da UEM.
Segundo a coordenadora do ECI, Silvana Marques Araújo, o Escritório funciona como a porta de acesso e a embaixada para todo acadêmico interessado em buscar o mesmo caminho trilhado pelo estudante Cristian Prado.