Apesar da tarde chuvosa, o evento PET na Praça reuniu, na última sexta-feira (3), no Shopping Cidade, cerca de 400 pessoas em aproximadamente quatro horas de atividades, promovendo a interação dos estudantes de graduação da UEM (participantes dos Programas de Educação Tutorial), seus tutores, com as pessoas da comunidade.

Apesar da tarde chuvosa, o evento PET na Praça reuniu, na última sexta-feira (3), no Shopping Cidade, cerca de 400 pessoas em cerca de quatro horas de atividades, promovendo a interação dos estudantes de graduação da UEM (participantes dos Programas de Educação Tutorial), seus tutores, com as pessoas da comunidade.
Para o professor Fernando Starepravo, tutor do PET do curso de Educação Física, o evento alcançou os objetivos. Na avaliação dele, a finalidade principal do evento era facilitar a aproximação dos conhecimentos produzidos na graduação da comunidade leiga em geral.
De acordo com o tutor, em geral as pessoas que participaram do evento queriam tirar dúvidas, obter informações ou simplesmente buscar algum tipo de serviço. Ao todo, os 15 grupos PET estiveram presentes no local, o que, conforme Starepravo, propiciou aos estudantes mostrarem seus conhecimentos adquiridos em seus respectivos cursos.
Entre outras coisas, as pessoas que estiveram no local puderam aprender como fazer o cultivo de hortaliças hidropônicas, receber dicas de como administrar as finanças pessoais em tempos de crise, ou, ainda, saber o que fazer ou não fazer em situações de emergência como queimaduras, traumas ou choque elétrico.
O PET na Praça é uma iniciativa dos professores tutores e acadêmicos de diversos grupos de graduação da UEM, que integram os Programas de Educação Tutorial (PET).
Grupos PET
A UEM possui, em alguns de seus cursos, Programas de Educação Tutorial, que buscam proporcionar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica. Assim, busca formar profissionais mais críticos e atuantes, integrando a formação acadêmica com a formação profissional, através da interação constante entre ensino, pesquisa e extensão.
Ao todo são 15 grupos ligados aos cursos de: Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Têxtil, Engenharia Química, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia.