Professor homenageado com nome de crustáceoA pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura da UEM (Nupélia), Janet Higuti, em colaboração com o pesquisador Koen Martens, do Royal Belgian Institute of Natural Sciences, publicou cinco novas espécies de crustáceos diminutos que possuem carapaças bivalvas. Uma delas foi em homenagem ao professor Angelo Agostinho, denominada Pseudocandona agostinhoi.

O docente já havia sido homenageado anteriormente com nome de parasito de bagres, Goezeella agostinhoi Pavanelli & Machado, 1992, e peixe, Ancistrus agostinhoi Bifi, Pavanelli & Zawadzki, 2009, um cascudo do rio Iguaçu. Agora, o pesquisador ficará imortalizado também no grupo dos Ostracoda.

O Nupélia atualmente também é sede da revista Neotropical Ichthyology (www.scielo.br/ni), da Sociedade Brasileira de Ictiologia (www.sbi.bio.br/). A editoria científica da revista foi assumida pela coordenadora Científica do Nupélia, Carla Pavanelli. Todo o processo de seleção, revisão final, diagramação, impressão e distribuição está sendo desenvolvido no Nupélia. Angelo Agostinho passou a compor o Editorial Advisory Board e vários outros integrantes do Nupélia também estão atuando no Corpo Editorial da revista. Outras informações pelo fone 3011-4632 ou e-mail carla.pavanelli@pq.cnpq.br.