O Programa de Integração Estudantil (Prointe) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) dá mostras de que veio para ficar e de que recebeu a aprovação dos alunos, a maioria calouros. Oferecendo apoio acadêmico por meio de preceptorias, em disciplinas das áreas de Estatística, Física, Matemática, Química, Português e Inglês Instrumental, o Programa tem atraído a atenção dos acadêmicos que aprovam a iniciativa e lotam as salas nos horários das disciplinas.

Natália Zanotelli e Wellington de Souza optaram pela disciplina de cálculoNatália Zanotelli, aluna do primeiro ano do curso de Bioquímica, soube do Programa na abertura da Semana de Integração 2015 da UEM. Interessou-se pela disciplina de cálculo, mas planeja incluir também geometria analítica e química. “Com pouco mais de uma semana de aula, já deu para sentir que a participação no Prointe vai ajudar muito no desenvolvimento do curso”, diz ela.

Wellington Felipe dos Santos, outro acadêmico do primeiro ano de Bioquímica, também escolheu a disciplina de cálculo e garante que os exercícios estão ajudando a relembrar a matéria, já que a primeira semana foi dedicada à revisão de conteúdo do ensino médio. “Daqui para frente estaremos trabalhando exercícios ligados à disciplina no curso, o que será um reforço muito bom”, acredita.

O reitor da UEM, Mauro Baesso, defende que o Prointe é um facilitador na transposição do ensino médio para o ensino superior. A proposta é que ele dê suporte aos alunos, especialmente aqueles que estão ingressando na Instituição, e possibilite melhor desempenho dos acadêmicos ao longo de todo o curso de graduação. Mauro Baesso: o Prointe é um facilitador na transposição do ensino médio para o ensino superior

Câmpus Regionais - Aberto a qualquer estudante da UEM, o Prointe é uma ampliação de um programa que já funcionava, desde 2009, para os cursos do Centro de Ciências Exatas da Universidade. Agora ampliado, o Programa contempla todas as graduações estão contempladas. Desse modo, além dos acadêmicos do câmpus sede, os alunos dos Câmpus Regionais de Goioerê, Cianorte, Umuarama e Cidade Gaúcha podem participar das atividades de estudo que o Prointe oferece.

Cada turma é atendida por um ou dois preceptores responsáveis por resolver os exercícios ou tirar dúvidas da turma que, não por acaso, pode reunir alunos de diferentes cursos. “A proposta também é de integração da comunidade discente e por isso o modelo escolhido, reunindo, na mesma turma, acadêmicos de diferentes graduações”, opina a coordenadora geral do Prointe, professora Lilian Akemi Kato.

Para participar não é necessário inscrição, basta comparecer ao local nos dias e horários das disciplinas escolhidas. As turmas são montadas sempre fora do horário de aula na graduação. No câmpus sede, estão em funcionamento seis salas no primeiro andar da Biblioteca Central e quatro no Bloco E-90. São duas aulas por semana para cada preceptoria: segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira. As turmas começam às 17h10 e vão até às 20h10. E todo o conteúdo trabalhado ao longo da semana é repetido no sábado, com oferta de turmas entre 7h30 e 17h30.

Lilian Akemi Kato: a proposta também é a integração dos alunosHorários e disciplinas - Os horários e disciplinas disponíveis estão no site, assim como as listas de exercícios que são resolvidas pelos preceptores e devem ser baixadas pelos participantes. Os preceptores são acadêmicos de séries mais avançadas. Eles estão sempre em contato com o professor da disciplina de cada curso atendido, que repassa os exercícios para que eles resolvem e apresentam para o professor e para o coordenador de área. Só então é que os preceptores poderão trabalhar o conteúdo com as turmas.

Daniel de Oliveira, aluno do quarto ano de Engenharia Civil, é preceptor da disciplina de cálculo, uma das mais procuradas dentro do Programa. Para ele, o Prointe é uma experiência positiva não só para os calouros e alunos das primeiras séries dos cursos de graduação, mas também para os preceptores que, em certa medida, estão aprendendo a serem professores.

117 preceptores -- A coordenadora o Prointe diz que atualmente há 117 preceptores ligados ao programa, nos diferentes câmpus da Instituição, atendendo em torno de 263 turmas. A maioria dos grupos de preceptorias está vinculado às disciplinas dos cursos de graduação. Algumas disciplinas, como Matemática Básica, Língua Portuguesa e Inglês Instrumental, têm um programa diferenciado que contempla assuntos básicos, em cada área, para a formação do acadêmico. Daniel Oliveira: aprendendo a ser professor