A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Centro Acadêmico da área, realiza o 7º. Ciclo de Arquitetura e Urbanismo: o arquiteto de ofício, de 3 a 6 de novembro.   O evento terá como abordagem a prática profissional da Arquitetura e o Urbanismo, compartilhando com os alunos, docentes, técnicos e profissionais as discussões contemporâneas acerca da atuação do arquiteto e urbanistas em seu ofício profissional, apresentando diferentes métodos de trabalho, através das preleções, com exemplares de obras de diferentes escalas e resultados, assim como as oficinas oferecidas.       Issao Minami profere palestra de abertura, que será no dia 3, a partir das 19h30, no Auditório do Bloco C-67. 

Minami é arquiteto, urbanista, designer gráfico e professor do curso de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Na academia, estudou a área de Paisagem Urbana e foi, durante o governo de José Serra na Prefeitura de São Paulo, chefe da Fiscalização Urbana, envolvendo-se com as primeiras iniciativas que culminaram na Lei Cidade Limpa. É também autor do projeto de comunicação visual da cidade de Palmas, capital de Tocantins, da sinalização do Câmpus USP da Capital da Cidade Universitária e do Complexo Turístico Itaipu e Polos Turísticos do Estado do Pará. 

No dia 5, às 19h30, no C-67, representante da Hereñú + Ferroni Arquitetos profere a palestra Obras Públicas em São Paulo. A empresa, criada em 2002 pelos arquitetos Pablo Hereñú e Eduardo Ferroni, vem construindo um percurso estruturado a partir da complementaridade da atividade profissional por meio da elaboração de projetos públicos e privados com diversos programas e escalas de abrangência - e da acadêmica, por meio do ensino e da pesquisa. Representou o Brasil na Bienal de Arquitectura Latinoamericana (BAL) em 2013, em Pamplona, Espanha.

  No dia 6, às 19h30, no Sebrae, a palestra fica a cargo de representante da Boldarini Arquitetos Associados, escritório especializado em projetos públicos de urbanização e habitação de interesse social. Ganhou, com o projeto Cantinho do Céu, o 3º lugar na Bienal Pan-Americana de Arquitetura de Quito e menção honrosa no prêmio IAB-2010. Também expôs na Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza e na Bienal de Arquitetura de Rotterdam, ambas em 2010.  

O evento terá como abordagem a prática profissional da Arquitetura e o Urbanismo, compartilhando com os alunos, docentes, técnicos e profissionais as discussões contemporâneas acerca da atuação do arquiteto e urbanistas em seu ofício profissional, apresentando diferentes métodos de trabalho, através das preleções, com exemplares de obras de diferentes escalas e resultados, assim como as oficinas oferecidas. Outras informações pelo fone 3011-4429 (DAU) ou 3011-4584 (CA de Arquitetura e Urbanismo).