Dos 27.185 inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá, 53,5 % estão cursando o ensino médio em colégios particulares, o que corresponde a 12.632 candidatos. Já no ensino fundamental a posição se inverte e a parcela maior fica entre os candidatos que fizeram o curso integralmente em escola pública. Nessa categoria estão 11.805 inscritos que, em índices percentuais, equivale a 43,4%.

O perfil dos candidatos indica ainda que 57,3% residem na região Noroeste do Paraná, dos quais 21% em Maringá. Em relação ao nível econômico, 62,6% têm renda familiar de até cinco salários mínimos e 56,2% residem em casa própria. A opção pela PAS se deve ao fato de ser uma maneira mais fácil de ingresso na Universidade para 32,8% dos inscritos. Já para 52,7% por representar outra possibilidade de acesso ao ensino superior.

O PAS é uma das modalidades de ingresso nos cursos de graduação da UEM, na qual alunos das três séries do ensino médio podem inscrever-se. Ao final de cada série, o aluno presta os exames e a pontuação obtida em cada prova é cumulativa para a composição do escore final utilizado para a classificação ao curso pretendido. O candidato faz a opção pelo curso somente quando se inscreve na etapa 3. Nesta edição do PAS, do total de inscritos, 16.118 concorrem pela Etapa 1; 7.122, na 2; e 3.945 na  Etapa 3. Os cursos mais concorridos são, pela ordem, Medicina, que registrou 40 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (20,3), Pedagogia Maringá matutino (13,5), Direito matutino (12,9) e Química (12,8). As provas serão realizadas em 16 de novembro, das 13h50 às 19 horas, em 16 cidades paranaenses. Outras informações no site www.pas.uem.br. Para consultar o perfil completo dos candidatos acesse este link.