A UEM registrou 27.185 inscritos no Processo de Avaliação Seriada (PAS), dos quais, 16.118 na Etapa 1; 7.122, na 2; e 3.945 na  Etapa 3. Os alunos do ensino médio fazem as provas com conteúdo da série em que estão e, no último ano, escolhem o curso desejado. Os candidatos da Etapa 3 concorrem a 750  vagas distribuídas entre as várias opções. Os cursos mais concorridos são os de Medicina com 320 inscritos para oito vagas 40 candidatos/vaga); Arquitetura e Urbanismo (20,3), Pedagogia Maringá matutino (13,5), Direito matutino (12,9) e Química bacharelado (12,8)   

“Cada etapa do PAS-UEM é pensada como parte de um todo, como degraus para a chegada à Universidade. Em cada fase, primamos pela reflexão, pela capacidade de compreensão e de interpretação e não pela memorização mecânica. Queremos, sobretudo, um estudante crítico, perceptivo e capaz de resolver questões nas mais diversas áreas do conhecimento. Um ser plural, dotado de singularidades próprias, compromissado com a sociedade”, diz a Comissão Central do Vestibular Unificado.

As provas serão realizadas em 16 de novembro, das 13h50 às 19 horas, em 16 cidades paranaenses. Em Maringá, as provas serão na UEM, na Unicesumar, PUC e Uningá. Também haverá provas em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.            

Os resultados serão divulgados em 22 de dezembro, às 14 horas, no site www.pas.uem.br. A matrícula dos aprovados será de 13 a 15 de janeiro. As aulas começam em 23 de fevereiro.