A UEM, por intermédio do Escritório de Cooperação Internacional – ECI e da Comissão Permanente de Internacionalização (CPInter), abriu inscrições  ao processo seletivo para o programa de Mobilidade Acadêmica Internacional de 2014.

A Universidade poderá oferecer 20 bolsas anuais (10 para o primeiro semestre e 10 para o segundo semestre de 2015, para países diferentes) na forma de quatro prestações mensais de 500,00 Euros (para países da Europa) ou 500,00 USD (para países da América do Norte) ou 500,00 R$ (para países da América do Sul), que serão atribuídas aos classificados à mobilidade acadêmica advindos dos cursos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que atingirem a maior pontuação no processo de seleção. Não serão atribuídas mais que uma bolsa para o mesmo país salvo quando não houver candidatos suficientes para 10 países diferentes. Os custos com moradia, transporte, alimentação, seguro de vida obrigatório e outros gastos pessoais ficarão a cargo do aluno.As inscrições deverão ser realizadas no ECI até dia 5 de setembro, para quem requerer bolsa para o primeiro semestre de 2015, e entre 9 e 27 de março de 2015, para quem pretende viajar no segundo semestre.

Também estão aberturas inscrições ao processo seletivo para o programa de Mobilidade Internacional para estudantes de pós-graduação em nível de mestrado (acadêmico e profissional). Os intercâmbios deverão ter duração mínima de 20 dias, com tramitação final (liberação de recursos, compra de passagem) até o último dia útil administrativo da UEM do ano de 2014. O retorno ao país deve ocorrer ate 1º de março de 2015. Será concedido o valor de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) ao proponente, para a aquisição de passagens, cobertura de diárias e contratação de seguro saúde e de vida, visando a mobilidade internacional. A instituição apoiará financeiramente oito propostas, uma para cada Grande Área de Conhecimento do CNPq: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Lingüística, Letras e Artes. As inscrições deverão ser realizadas até dia 8 de setembro. O resultado sai logo em seguida, no dia 12.

Outras informações sobre as duas chamadas públicas e os formulários de candidatura estão disponíveis nos editais, que podem ser acessados na página www.eci.uem.br.