As chapas Atuar e Mudar (2) e Universidade Pública Sempre: novos desafios (4) vão disputar o segundo turno nas eleições para reitor na UEM no dia 1º de setembro. A chapa 2, encabeçada pelos docentes Mauro Luciano Baesso e Julio César Damasceno, obteve 443 votos dos professores, 1.798 dos alunos e 453 dos agentes universitários técnicos durante o primeiro turno, realizado nesta segunda-feira, dia 18. A chapa 4, composta pelos docentes Décio Sperandio e Sandra Marisa Pelloso, conseguiu 368 votos dos professores, 1.044 dos alunos e 644 dos técnicos.

Já a chapa 1 - Você Pode, Juntos Podemos Mais, liderada pelos professores Mário Luiz Neves de Azevedo e Paulo Fernando Soares, registrou 260 votos dos docentes, 1.526 dos alunos e 506 dos técnicos. A chapa 3 - UEM Autônoma, Democrática, Participativa, Transparente e Sustentável, com os professores Mauro Antônio da Silva Sá Ravagnani e Maria Célia Cortez Passetti, teve 281 votos dos docentes, 973 dos alunos e 82 dos técnicos.   Como a UEM adota o sistema de peso diferenciado dos votos entre as categorias (70 para professores, 15 para alunos e 15 para técnicos), o resultado final registrou 31,51% dos votos para a chapa 2; 27,12 para chapa 4; 21,79 para chapa 1; e 17,82 para chapa 3. O resultado pode ser visto no site www.uem.br/eleicao.

O colégio eleitoral da UEM tem cerca de 28 mil votantes, sendo 23.819 alunos de graduação, pós-graduação, ensino a distância e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); 1.619 docentes e 2.586 agentes universitários técnicos. Ao todo, 40 seções eleitorais foram disponibilizadas no câmpus sede e nos câmpus regionais – Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Urnas também foram colocadas no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) e na Fazenda Experimental.