A cerimônia de entrega do “Diploma de Mérito pela Valorização à Vida” foi realizada na última terça-feira (12), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O Projeto de Extensão Tabagismo, desenvolvido pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi um dos indicados, neste ano, pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CONESD) para receber o prêmio.

Entre as ações desenvolvidas dentro do Projeto Tabagismo estão palestras e cursos de capacitação voltados à conscientização da população de Maringá e região, orientação e distribuição de material educativo aos alunos do ensino fundamental e médio, além de ações direcionadas ao tratamento e assistência aos usuários de tabaco. Este último projeto conta com um grupo de profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Enfermagem, Biologia, Assistência Social e Nutrição, capacitados pelo Programa Nacional de Prevenção e Controle do Tabagismo.

O coordenador do projeto de extensão, professor Celso Ivan Conegero, explica que é feita uma triagem dos pacientes que, posteriormente, são encaminhados para avaliação médica. “Estas pessoas são atendidas e acompanhadas semanalmente, por um período, por uma equipe multidisciplinar. Cerca de dois mil pacientes já foram atendidos, com sucesso em 60% dos casos. E para evitar a recaída o projeto também dispõe de um grupo de manutenção permanente que atende, uma vez por semana, aqueles que já abandonaram o cigarro”, ressaltou.

A premiação é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, do Ministério da Justiça, realizada anualmente em todos os estados. Após uma análise do trabalho realizado, são indicadas pessoas físicas e jurídicas que desenvolvam ações de relevância na política sobre drogas. No Paraná, o CONESD é o órgão responsável pela indicação dos projetos e selecionou o Projeto Tabagismo do MUDI. “Entendemos que estas iniciativas passam pelo viés da responsabilidade compartilhada na luta contra as drogas”, destacou Marcos Pinheiro, presidente do conselho.

O professor Celso Ivan Conegero lembrou ainda que o uso do tabaco leva o indivíduo a inalar, dentre outras substâncias tóxicas, a nicotina, que é uma droga que causa a dependência química. “É importante salientar que o uso do tabaco, em muitos casos, pode ser a porta de entrada para outras drogas. Para nós é uma honra muito grande a homenagem que estamos recebendo, pois acreditamos que é o reconhecimento dos serviços prestados pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar e isso nos fortalece para continuarmos atuando na luta contra o tabagismo”, disse.

Receberam o diploma, representando o coordenador do projeto, a assistente social Lucília Amaral Fontanari, da UEM, e José Maia, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Além do Projeto Tabagismo do Museu Dinâmico Interdisciplinar, receberam o “Diploma de Mérito Pela Valorização à Vida”, a Divisão Estadual de Narcóticos – Denarc e, em homenagem póstuma, Olien Zetóla, pela dedicação no trabalho de prevenção e combate às drogas. No dia 31 de agosto acontece, em Maringá, a XI Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima Pare de Fumar Correndo. Evento tradicional do Projeto Tabagismo, que na última edição teve a participação de 2.500 atletas.