Equipamentos vão para Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa A UEM vai receber R$ 1.540.000, 00 para a compra de equipamentos de laboratório. Os recursos foram captados por meio de edital do Programa Pró-Equipamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O diretor de Pós-Graduação da UEM, Carlos Alberto Scapim, informou que a verba será utilizada para a compra de dezoito equipamentos de uso compartilhado no desenvolvimento de pesquisas em todas as áreas do conhecimento. “A lista é grande e os equipamentos vão ser fundamentais para o fortalecimento da pesquisa desenvolvida pelos nossos programas stricto sensu”, completou.

Serão adquiridos: microscópio eletrônico de varredura de alto e baixo vácuo, equipado com detectores EDS, de elétrons secundários e retroespalhados; scanner de documentos de folhas soltas; Acoustic Doppler Current Profiler (ADCP); ecobatímentro; microscópio biológico trinocular; homogeneizador ultrassônico; ultrafreezer de laboratório; microscópio biológico; câmara anaeróbica e conjunto de cilindros para CO2 e O2; servidor de armazenamento – Storage; Switch de 10GB; espectrofotômetro UV/Vis do tipo Biodrop duo; ultrafreezer vertical -86oC, com capacidade de 526 litros; liofilizador; freezer vertical; espectrofotômetro UV-Visível; microscópio trinocular; e liofilizador de bancada.

A maior parte dos equipamentos ficará no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa da UEM (Comcap), mas outra parte estará à disposição dos pesquisadores no Núcleo de Pesquisa Aplicada à Agricultura (Nupagri); no Data Center da UEM; na Pós-Graduação em Geografia; na Pós em Ciências da Saúde; no Programa de Pós-Graduação em Agronomia; e no câmpus de Umuarama. Além da UEM, outras universidades estaduais paranaenses também foram contempladas pelo edital. A UEL captou R$ 1.541.180,57; a Unioeste R$ 1.144.000, a UEPG, R$ 703.699,85, a Unicentro, R$ 395.750 e UENP R$ 165.000. A Universidade Federal do Paraná foi a instituição que mais captou recursos no estado. Foram cerca de R$ 2,2 milhões. Este é o sétimo ano consecutivo que a Capes abre edital pelo Pró-Equipamento.