O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé empossaram, na tarde de hoje, 7, os novos representantes titulares e suplentes do Conselho Universitário (COU), para um mandato de dois anos.

Falando em nome dos conselheiros que deixam o cargo, Luiz Mário de Matos Jorge destacou o intenso trabalho do COU na gestão que se encerra. Ao pontuar a complexidade da instituição, o ex-conselheiro comparou a UEM a uma colcha de retalhos, externando o desejo de que os novos ocupantes sejam capazes de alinhavá-la com responsabilidade em prol da comunidade universitária e, por extensão, à cidade. “Temos de encontrar a unidade e a coesão interna, deixando claro para todos qual é a missão da UEM”, disse ele. Na opinião de Matos Jorge, os principais desafios a serem enfrentados por quem chega agora ao COU são a autonomia universitária, a paridade e a transposição do câmpus.

Da parte dos novos conselheiros, José Eduardo Olivo aposta na integração interna e externa como solução para as demandas que se apresentarão. Em seu discurso, escrito em verso, o conselheiro louvou o trabalho dos agentes universitários.

O reitor afirmou que os conselhos têm dado sabedoria e harmonia à UEM, fatores que contribuem para que a Instituição seja o que é. Segundo Prates Filho, a Universidade vive um momento em que precisa ser repensada, o que inclui a autonomia universitária. “O governo autorizou hoje a contratação de 31 professores para os novos cursos, pedido feito há quatro anos”, exemplificou.

A vice-reitora Neusa Altoé afirmou que a regulamentação dos atos executivos e a fixação das diretrizes orçamentárias da universidade foram medidas louváveis assumidas pelo COU nesta gestão.