O reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé empossaram, na manhã desta quarta-feira, dia 2, os novos chefes e chefes-adjuntos dos departamentos da UEM, que terão mandato de dois anos. Durante a solenidade, realizada no Bloco B-33, Altoé disse que era dia de agradecimentos, tanto aos que deixavam o cargo como aos que assumiam a função. Comentou que todos executam ações a serviço da Universidade sempre de acordo com princípios e ética, entendendo a complexidade da Instituição, ajudando a construir a UEM e cumprindo sua missão. Galeria de fotos.

Prates Filho iniciou sua fala destacando as duas últimas missões em que fez parte. Uma para França, a convite da Embaixada daquele país, e outra para o Paraguai, organizada pela Apiesp e Associação dos Reitores do Paraguai. O reitor percebeu as semelhanças e as diferenças no sistema universitário dos países. Na Europa, as universidades estão se unindo e juntando competências e se associando ao setor produtivo. Comentou que a diferença da UEM é sua inserção local e regional. A UEM está presente em sete cidades do Paraná e sua área de abrangência engloba 37% dos municípios. Ressalta que a UEM tem ações, projetos, conhecimentos amplamente distribuídos pelo Estado.

Para o reitor, a vocação “pé vermelho” é exercida com competência, mérito e inserção social. A inserção nacional e internacional da Instituição, segundo ele, mostra a evolução da UEM, que registrou mais de 20 mil inscritos no Vestibular e mais de 60 mil graduados. Citou outros aspectos como a cooperação e participação da vida nacional, parcerias com instituições internacionais que permitem a mobilidade e a execução de projetos conjuntos. Falou que a UEM é um patrimônio científico e cultural do Paraná com excelentes alunos, professores e funcionários que fazem dela uma das melhores do País.

Prates Filho agradeceu os professores que deixavam o cargo e os que o assumiam. Informou aos novos chefes que a UEM vai oferecer um curso para que eles tenham conhecimento das ações e funções das pró-reitorias de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários e de Administração em 31 deste mês e 1º de agosto.