Reitores das universidades estaduais do Paraná e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, participaram, na última sexta-feira (27), em Cidade de Leste, no Paraguai, de uma reunião conjunta da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) com a Associação de Universidades Públicas do Paraguai (AUPP).

Este foi o primeiro encontro no âmbito de um acordo de cooperação assinado entre os dois grupos, na última reunião da Rede  Zicosur, a Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul.

O presidente da AUPP, Mariano Adolfo Pacher, destacou a importância deste momento e disse que o acordo permitirá que as instituições nacionais de ensino superior paraguaias estabeleçam parcerias para a troca de experiências com as universidades paranaenses.

Durante o encontro, cada reitor visitante, incluindo Júlio Santiago Prates Filho, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), fez uma breve apresentação sobre os recursos e as oportunidades que cada instituição oferece.

Ainda no evento, os reitores receberam menções especiais de visitantes iustres da Universidad Nacional del Este, assinadas pelo reitor da instituição, Victor Alfredo Br’itez Chamorro.

Do lado paraguaio, além do reitor Chamorro, participaram os reitores das universidades nacionais de Asunción (UNA), Itapúa (UNI), Concepción (UNC), Caaguazú (UNCA), Pilar (UNP), e de Canindeyú (UNICAN).

Para Prates Filho, o encontro representou mais um passo das universidades públicas paranaenses no caminho da internacionalização. O reitor da UEM reiterou a importância no fortalecimento da integração entre os participantes do Zicosur e na internacionalização do desenvolvimento de conhecimento.