A UEM foi convidada para integrar o consórcio Erasmus Mundus. A Universidade foi contatada pelas Universidades Pierre et Marie-Curie, da França, e pela Universitá degli Studi di Pavia, da Itália. O Escritório de Cooperação Internacional da UEM encaminhou proposta às duas instituições estrangeiras e foi aprovada a participação da Universidade no Erasmus Mundus Sabia, em parceria com a França.

O propósito do projeto com a Universidade Pierre et Marie-Curie, de Paris, é implementar um programa de cooperação e mobilidade no ensino superior, oferecendo bolsas para estudantes do Brasil e da Europa, na graduação, doutorado e pós-doutorado, nas áreas de educação, treinamento de professores, artes criativas, engenharia e tecnologia. A proposta de cerca de 2,8 milhões de Euros visa financiar, no mínimo, 140 fluxos de mobilidade do Brasil para a Europa. O projeto é coordenado pela Universidade de Brasília.

Segundo informação da diretora de Relações Internacionais da Université Pierre et Marie Curie-UPMC, Paris 6, Sabine Lopez, em breve, serão feitos novos contatos para concretizar as ações da nova parceria.